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2021_AntoniaAdrianaMotaArrais.pdf4,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBizerril, Marcelo Ximenes Aguiar-
dc.contributor.authorArrais, Antonia Adriana Mota-
dc.date.accessioned2021-11-09T16:21:46Z-
dc.date.available2021-11-09T16:21:46Z-
dc.date.issued2021-11-09-
dc.date.submitted2021-07-13-
dc.identifier.citationARRAIS, Antonia Adriana Mota. Escolas sustentáveis: uma análise de experiências a partir do pensamento freireano. 2021. 263 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42339-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAo considerar o contexto social e político vivenciado no Brasil, percebe-se que há um desmonte da Educação Ambiental (EA), principalmente, no que tange às suas políticas públicas e uma pauta em que nada privilegia as questões socioambientais. Diante dessa realidade, existe uma urgência para estabelecimento de uma EA que seja amparada nas premissas críticas, emancipatórias e transformadoras para a edificação de uma luta coletiva de resistência e enfrentamento a todas as adversidades que emergem nesses “novos” tempos. Apesar de não serem a solução para todos os problemas da sociedade, as escolas sustentáveis podem ser ambientes que primam pela formação de sujeitos críticos, ao enaltecer abordagens que propiciam um (re)pensar e atuar sobre os modos de vida e o modelo de sociedade e que considera os anseios, as experiências e a realidade da comunidade. A transição para a sustentabilidade nas escolas tem sido defendida pela integração e reestruturação de três eixos – gestão, currículo e espaço físico – que também podem atuar como ferramentas analíticas e avaliativas para investigar a realidade desses espaços. Dessa forma, o presente estudo se propôs a investigar a realidade das escolas sustentáveis, da rede pública de ensino, com o intuito de elencar e caracterizar elementos essenciais nesses três eixos, articulados ao pensamento freireano, que possam contribuir para a produção de conhecimentos voltados à formulação e implementação de práticas e até mesmo propostas políticas públicas comprometidas com esses espaços educadores. Para a concretização da pesquisa foi realizado um estudo de casos múltiplos em duas escolas públicas, a Cariri e a Jardim Floresta. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em entrevistas semiestruturadas, diário de campo, projeto político pedagógico e fotografias. A ferramenta analítica implementada foi a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que a gestão é o eixo primordial para que as escolas desenvolvam práticas educativas ambientais e apresentem compromissos com as questões socioambientais, ainda que atuem de modos e com intenções diferentes. Na escola Cariri, a gestão é considerada o eixo mais forte e que é capaz de conectar as outras dimensões balizadoras, como o espaço físico e o currículo, sendo esta composta por elementos que a fortificam, como democracia, diálogo, participação, autonomia, preocupação com a transformação da realidade concreta, estabelecimento de relação horizontal, educação com função política, respeito pela identidade cultural e saberes de experiência feito e comunicação, que se conectam com aspectos do pensamento freireano. Na escola Jardim Floresta, a gestão não é tão democrática, há carência de diálogo e participação, distanciando-se dos pressupostos freireanos. Já no espaço físico, há uma aproximação por exercer um cuidado com a “coisa pública” bem como ocorre na Cariri. Apesar de que, na Cariri, encontra-se ressonância com outros elementos, uma vez que as transformações no espaço físico favorecem o diálogo e a participação entre os atores sociais. O currículo, em ambas escolas, é o eixo que necessita de uma maior reestruturação e aproximação com o pensamento freireano, no qual todos os atores sociais possam ter voz e serem atuantes. Por meio da investigação, foi possível perceber que as experiências de escolas sustentáveis ou que ainda estão transitando para a sustentabilidade, como o caso da Jardim Floresta e da Cariri, evidenciam que não existe um caminho único ou uma “receita” pronta para pensar esse processo de transformação. Porém, os elementos freireanos constituem indicadores que podem auxiliar a (re)pensar a ambientalização desses espaços educadores sustentáveis. É possível perceber que quanto maior a aproximação com esses aspectos freireanos, maior é o senso de pertencimento, a valorização da identidade cultural, o aprimoramento das relações comunidade-escola e entre os atores sociais, o desenvolvimento de práticas educativas ambientais mais críticas e permanentes, bem como a ênfase na luta pela transformação social. Conclui-se que o estabelecimento de uma educação problematizadora, transformadora e emancipatória favorece a construção de uma capacidade organizativa e de compromisso político e social, no âmbito da escola, que passa a ser uma instância importante na luta pela edificação de políticas públicas de EA.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEscolas sustentáveis : uma análise de experiências a partir do pensamento freireanopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEscolas sustentáveispt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordFreire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.description.abstract1When considering the social and political context experienced in Brazil, it is clear that there is a dismantling of Environmental Education (EE), especially with regard to its public policies and an agenda in which nothing favors socio-environmental issues. Given this reality, there is an urgent need to establish an EE that is supported by critical, emancipatory and transformative premises for building a collective struggle to resist and confront all the adversities that emerge in these “new” times. Although they are not the solution to all society's problems, sustainable schools can be environments that excel in the formation of critical subjects, praising approaches that provide (re)thinking and acting on the ways of life and the model of society and which considers the desires, experiences and reality of the community. The transition to sustainability in schools has been defended by the integration and restructuring of three axes – management, curriculum and physical space – which can also act as analytical and evaluative tools to investigate the reality of these spaces. Thus, this study aimed to investigate the reality of sustainable schools, the public education system, in order to list and characterize essential elements in these three axes, articulated to Freire's thought, which can contribute to the production of knowledge aimed at formulation and implementation of practices and even public policy proposals committed to these educational spaces. To carry out the research, a study of multiple cases was carried out in two public schools, Cariri and Jardim Floresta. The data collection instruments consisted of semi- structured interviews, a field diary, a political pedagogical project and photographs. The analytical tool implemented was the Discursive Textual Analysis. The results indicated that management is the primordial axis for schools to develop environmental educational practices and show commitments to social and environmental issues, even though they act in different ways and with different intentions. At the Cariri school, management is considered the strongest axis and capable of connecting other guiding dimensions, such as physical space and curriculum, which is composed of elements that fortify it, such as democracy, dialogue, participation, autonomy, concern with the transformation of concrete reality, establishment of horizontal relationship, education with a political function, respect for cultural identity and knowledge of experience made and communication, which are connected with aspects of Freire's thought. At Jardim Floresta school, management is not so democratic, there is a lack of dialogue and participation, distancing itself from Freire's assumptions. In the physical space, however, there is an approximation to exercise care with the “public thing” as it happens in Cariri. Despite that, in Cariri, there is resonance with other elements, since the transformations in the physical space favor dialogue and participation among social actors. The curriculum, in both schools, is the axis that needs a greater restructuring and approximation with Freire's thought, in which all social actors can have a voice and be active. Through the investigation, it was possible to notice that the experiences of sustainable schools or that are still moving towards sustainability, such as the case of Jardim Floresta and Cariri, show that there is no single path or a “recipe” ready to think about this process. of transformation. However, the Freirean elements are indicators that can help to (re)think the environmentalization of these sustainable educational spaces. It is possible to notice that the closer the approximation to these Freirean aspects, the greater the sense of belonging, the appreciation of cultural identity, the improvement of community-school and social actors, the development of more critical and permanent environmental educational practices, as well as the emphasis on the struggle for social transformation. It is concluded that the establishment of a problematizing, transforming and emancipatory education favors the construction of an organizational capacity and of political and social commitment, within the school, which becomes an important instance in the struggle for the construction of EE public policies.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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