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EVENTO_DesenvolvimentoDispositivoTeste.pdf563,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Alessandro Borges de Sousa-
dc.contributor.authorSilva, Rita de Cássia-
dc.contributor.authorBarcelos Júnior, João Marcos Hilário-
dc.date.accessioned2021-11-09T13:18:20Z-
dc.date.available2021-11-09T13:18:20Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Alessandro Borges de Sousa; SILVA, Rita de Cássia; BARCELOS JÚNIOR, João Marcos Hilário Barcelos. Development of a test device for roof crush in real and reduced scale. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA, 28., 2021, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Blucher, 2021. p. 191-196. DOI: 10.5151/simea2021-PAP45. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/development-of-a-test-device-for-roof-crush-in-real-and-reduced-scale-36238. Acesso em: 09 nov. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42330-
dc.description.abstractEstatísticas mundiais mostram que capotamentos podem causar vítimas fatais ou ferimentos graves aos ocupantes do carro. O teste de esmagamento do teto estabelecido no FMVSS 216a permite avaliar a integridade estrutural da cabine do veículo. O objetivo principal é evitar mortes e ferimentos devido ao esmagamento do teto no compartimento do ocupante em colisões de capotamento. O teste considera que uma força de certa magnitude é aplicada de maneira quase estática em um lado do teto. Essa força representa a força envolvida no contato teto/solo durante a capotagem. O trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um dispositivo de teste que pretende avaliar a resistência das estruturas do teto de veículos respeitando os requisitos de força e intrusão. No entanto, este dispositivo é adequado para testar a resistência dos tetos em escalas reais e reduzidas. Além disso, para realizar o teste não é necessário todo o veículo, mas apenas seu teto com colunas A, B e C rigidamente fixadas em um sistema de suportes. Este sistema é equivalente ao apresentado na norma. Nessas condições, a superfície necessária para o teste e o custo são mais acessíveis e simples de operar. Observe que o teste em escala reduzida leva em consideração a similaridade na geometria e cinemática com base na perspectiva da teoria da similaridade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherBlucherpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de dispositivo de teste para esmagamento de teto em escala real e reduzidapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a test device for roof crush in real and reduced scalept_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordDispositivo de testept_BR
dc.subject.keywordEsmagamento do tetopt_BR
dc.subject.keywordVeículospt_BR
dc.subject.keywordEngenharia automotivapt_BR
dc.rights.license(Allowed reproduction with source mention: AEA – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva – SIMEA 2021 – São Paulo, Brasil)pt_BR
dc.identifier.doi10.5151/simea2021-PAP45pt_BR
dc.description.abstract1World statistics show that rollovers can cause fatal victims or severe injuries to the car occupants. The roof crush test established in the FMVSS 216a allows assessing the structural integrity of the vehicle's cabin. The primary purpose is to avoid deaths and injuries due to the crushing of the roof into the occupant compartment in rollover crashes. The test considers that a force of a certain magnitude is applied in a quasi-static manner to one side of the roof. Such a force represents the force involved in the contact roof/ground during the rollover. The work aims to present the development of a test device that intend to evaluate the strength of vehicle roof structures respecting the requirements of force and intrusion. However, this device is suitable to test roofs’ strength in real and reduced scales. In addition, to proceed the test the entire vehicle is not necessary, but only its roof with A, B, and C columns rigidly attached in a system of supports. This system is equivalent to the one presented in the standard. Under these conditions, the surface required to the test, and the cost are more accessible and simple to operate. Notice that the reduced scale test takes into account the similarity in geometry and kinematic based on the perspective of the theory of similarity.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Gama (FGA)-
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