Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42316
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EsteyseGlenaiseSantanaCarneiro.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Parcerias com o Terceiro Setor no Distrito Federal : uma avaliação à luz da Teoria da Agência
Autor(es): Carneiro, Esteyse Glenaise Santana
Orientador(es): Nogueira, Jorge Madeira
Assunto: Terceiro setor
Teoria da agência
Assistência social
Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil
Data de publicação: 4-Nov-2021
Referência: CARNEIRO, Esteyse Glenaise Santana. Parcerias com o Terceiro Setor no Distrito Federal: uma avaliação à luz da Teoria da Agência. 2021. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O terceiro setor é a parcela dos entes econômicos que está separada do Estado e do mercado, cujas atividades são focadas na oferta de bens públicos. Por seu caráter voluntário e não lucrativo, os recursos do setor são garantidos por meio de parcerias com o mercado ou com o governo. Há uma crescente responsabilidade do setor na oferta de serviços públicos com financiamento estatal, embora este modelo de parceria seja antigo. No entanto, a pesquisa sobre esse relacionamento no Brasil ainda tem esforços pontuais, com foco temático disperso e permanecem muitas lacunas. É preciso analisar aspectos práticos e teóricos da aplicação desse modelo à realidade brasileira, especialmente com o advento do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que alterou o foco do controle de meios para o controle de resultados. A norma vigente é aplicável a todos os entes federativos e prevê mecanismos para seleção, monitoramento, incentivos e sanções que dialogam com a Teoria da Agência. Essa lente teórica foi pensada para o mercado, mas pode ser aplicada a toda relação em que o Principal (governo) delega tomada de decisões ao Agente (terceiro setor), uma vez que mesmo com um Agente altruísta, não é possível eliminar os problemas de agência, especialmente o desalinhamento de interesses e a assimetria informacional (seleção adversa e risco moral). Este estudo visa analisar a regularidade e a consistência da atuação preventiva e saneadora da Administração Pública, por meio de seus burocratas e sob a luz da teoria da agência, quanto à seleção, controle e fiscalização das parcerias entre a política de assistência social distrital e o terceiro setor. Foram utilizados dados disponíveis no Mapa das Organizações da Sociedade Civil, do Censo Suas, dos sítios eletrônicos do Governo do Distrito Federal e da Secretaria de Desenvolvimento Social, dos processos eletrônicos dos ajustes e ainda dados sociodemográficos do IBGE e da Codeplan. Verificou-se que essas parcerias são uma relação de agência, pois os partícipes são racionais e há um ato de delegação. Quanto aos problemas de agência, observou-se que as ações do Agente não estão completamente alinhadas aos interesses do Principal. Há recentes esforços de prevenção à seleção adversa, mas a imperfeição na oferta reduz a potencial concorrência. Os procedimentos de prevenção ao risco moral mostram-se burocratizados, com grande volume de instrumentais, elevando os custos de demonstração para o Agente e de monitoramento para o Principal, alçando os custos de agência da relação.
Abstract: The third sector is the portion of economic entities that is separate from the government and the market, whose activities are focused on the provision of public goods. The sector's funds are guaranteed through partnerships with the market or with the State, due to their voluntary and non-profit nature. There is an increasing on the third sector’s responsibility of in the provision of public services, with state funding, although this partnership model is old. However, researches about this relationship in Brazil still has only specific efforts, with a dispersed thematic focus and many gaps. It is necessary to analyze practical and theoretical aspects of the application of this model to the Brazilian reality, especially with the advent of the Regulatory Framework for Civil Society Organizations, which changed the focus from the control of means to the control of results. The current rule is applicable to all federative entities and provides mechanisms for selection, monitoring, structures of incentives and sanctions that interchanges with the Agency Theory. This theoretical basis was designed for the market, but it can be applied to any relationship in which the Principal (government) delegates decision-making to the Agent (third sector), since even with an altruistic Agent, it is not possible to eliminate the problems of agency, especially the different interests and informational asymmetry (adverse selection and moral hazard). This study aims to analyze the regularity and the consistency of preventive and measure performance of the Public Administration, through its bureaucrats and under the view of the Agency's Theory, regarding the selection, control and inspection of the partnerships between the district social assistance policy and the third sector. In this study, data available on the Map of Civil Society Organizations, on the Social Assistence Unified System Census, the websites of the Government of the Federal District and the Social Development Secretariat, of the electronic processes’ adjustment and also sociodemographic data, were used. It was found that these partnerships are an agency relationship, because the participants are rational and there is an act of delegation. About the agency problems, it was noted that the Agent's actions are not fully aligned with the Principal's interests. Despite the provision of promoting and endorsing, it was found that such mechanisms are not being used effectively. There are recent efforts to prevent adverse selection, but the imperfect markets reduces potential competition. The procedures for the prevention of moral hazard are bureaucratic, with a large volume of instruments, increasing the bonding costs for the Agent and of monitoring costs for the Principal, raising the agency costs of the relationship.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.