Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da | - |
dc.contributor.author | Araújo, Fabio Travassos de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T17:30:12Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T17:30:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-21 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Fabio Travassos de. Experiências estéticas em evidência: parâmetros sobre superdotação. 2021. 296 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42277 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As propostas de educação de estudantes com altas habilidades/superdotação nas artes visuais
dependem do reconhecimento dos potenciais artísticos notáveis em sala de aula regular e da
indicação destes estudantes-alvo aos atendimentos educacionais especializados, para atender às
suas necessidades e potencializar suas áreas de interesses. A partir dessa perspectiva, essa
investigação teve como objetivo compreender em que medida o entendimento sobre as
características das altas habilidades/superdotação contribuem para o reconhecimento dos
potenciais artísticos notáveis dos estudantes no ambiente de sala de aula, e como isso favorece
na indicação para os espaços especializados. As fontes de dados incluíram questionários com
professores de arte, instrumento de indicação subjetiva encaminhada por professores de arte em
combinação com a produção artística de alunos, ficha de indicação de estudante para os
atendimentos às altas habilidades/superdotação da SEEDF e os respectivos portfólios anexados
ao documento oficial. Os dados coletados nesta investigação foram analisados por meio de
análise de conteúdo, e em paralelo com dados quantitativos que contribuíram na obtenção dos
resultados. Ao partirmos do referencial teórico de Joseph Renzulli adotado pela SEEDF e a
literatura sobre a superdotação/talento em artes visuais, notou-se que o reconhecimento de
potenciais artísticos notáveis e a indicação aos atendimentos, em sua maioria, pautaram-se em
uma visão ainda superficial e limitada quanto aos comportamentos observáveis e as habilidades
artísticas específicas em artes visuais. Muito embora algumas características encontradas na
literatura foram listadas pelos professores de arte, não pareceu que eles estivessem
familiarizados com esse assunto, necessitando de (in)formação sobre a área de estudos em
questão. Espera-se que os resultados desta investigação possam traçar novos cursos a outros
processos investigatórios, ampliando a discussão sobre esse público-alvo em específico, sobre
o reconhecimento de potenciais artísticos nas diversas modalidades artísticas, na indicação
estruturada aos atendimentos educacionais especializados e na expansão de ações e serviços
direcionados aos estudantes superdotados/talentosos em artes visuais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Experiências estéticas em evidência : parâmetros sobre superdotação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Altas habilidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The education proposals of students with high abilities/gifted in the visual arts depends on the
recognition of notable artistic potentials in the regular classroom and on the indication of these
target students to specialized educational services, to meet their needs and enhance their areas
of interest. From this perspective, this investigation aimed to understand to what extent the
understanding of the characteristics of high abilities/giftedness contribute to the recognition of
outstanding artistic potentials of students in the classroom environment, and how this favors
the indication for spaces specialized. Data sources included questionnaires with art teachers,
subjective nomination instrument sent by art teachers in combination with students' artistic
production, student nomination form for SEEDF high abilities/giftedness assistance and
respective portfolios attached to the official document. The data collected in this investigation
were analyzed through content analysis, and in parallel with quantitative data that contributed
to obtaining the results. Based on the theoretical framework of Joseph Renzulli adopted by the
SEEDF and the literature on giftedness/talent in the visual arts, it was noted that the recognition
of remarkable artistic potentials and the indication to care, mostly, were based on a vision still
superficial and limited regarding observable behaviors and artistic ability specific to the visual
arts. Although some characteristics found in the literature were listed by art teachers, it did not
seem that they were familiar with this subject, requiring information and training on the area of
study in question. It is expected that the results of this investigation can trace new courses to
other investigative processes, expanding the discussion on this specific target audience, on the
recognition of artistic potential in the various artistic modalities, on the structured indication to
specialized educational services and on the expansion of actions and services aimed at
gifted/talented students in visual arts. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Las propuestas educativas de los alumnos con altas habilidades/superdotación en las artes
visuales dependen del reconocimiento de potenciales artísticos notables en el aula regular y de
la orientación de estos alumnos destinatarios a servicios educativos especializados, para atender
sus necesidades y potenciar sus áreas de interés. Desde esta perspectiva, esta investigación tuvo
como objetivo comprender en qué medida la comprensión de las características de altas
habilidades/superdotación contribuyen al reconocimiento de las potencialidades artísticas
destacadas de los estudiantes en el ámbito del aula, y cómo esto favorece la indicación de
espacios especializados. Las fuentes de datos incluyeron cuestionarios con profesores de arte,
instrumento de nominación subjetivo enviado por los profesores de arte en combinación con la
producción artística de los estudiantes, formulario de nominación de estudiantes para la
asistencia de SEEDF para altas habilidades/superdotación y los respectivos portafolios adjuntos
al documento oficial. Los datos recolectados en esta investigación fueron analizados mediante
análisis de contenido, y en paralelo con datos cuantitativos que contribuyeron a la obtención de
los resultados. Sobre la base del marco teórico de Joseph Renzulli adoptado por la SEEDF y la
literatura sobre superdotación/talento en las artes visuales, se observó que el reconocimiento de
potenciales artísticos notables y la indicación de cuidar, en su mayor parte, se basaron en una
visión aún superficial y limitado en cuanto a comportamientos observables y habilidades
artísticas específicas de las artes visuales. Aunque algunas características encontradas en la
literatura fueron enumeradas por los profesores de arte, no parecía que estuvieran familiarizados
con este tema, requiriendo información y capacitación en el área de estudio en cuestión. Se
espera que los resultados de esta investigación puedan trazar nuevos cursos a otros procesos de
investigación, ampliando la discusión sobre este público objetivo específico, sobre el
reconocimiento del potencial artístico en las diversas modalidades artísticas, sobre la indicación
estructurada a los servicios educativos especializados y sobre la ampliación de acciones y
servicios dirigidos a estudiantes superdotados/talentosos en artes visuales. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|