Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souto, Virgínia Tiradentes | - |
dc.contributor.author | Vega, Alejandra Albarán | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T17:18:26Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T17:18:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-28 | - |
dc.identifier.citation | VEGA, Alejandra Albarán. Design no vestuário: estudo de caso das camisetas utilizadas nas manifestações políticas no Brasil e na Colômbia entre 2012 e 2016. 2021. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42272 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em seus primeiros usos, o vestuário foi criado para cobrir o corpo; porém,
com o passar do tempo, transformou-se uma maneira de distinção que poderia ser
um indicativo da posição àqueles que pertenciam a um determinado grupo cultural.
As camisetas tornaram-se parte de momentos importantes da moda, revelando-se
como uma “bandeira” de conceitos e formas de pensar sobre determinado tema na
sociedade. Elas se apresentam com maior relevância nas manifestações políticas
como forma de mostrar a outras pessoas o apoio ou o rechaço a uma temática
significativa e corrente que afeta a comunidade, alguns grupos específicos ou país
inteiro. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como o design pode ajudar a
transmitir uma mensagem nas manifestações políticas por meio de um estudo de
caso das camisetas na Colômbia e no Brasil no período de 2012 a 2016. O trabalho
está composto por três grandes partes, além da introdução. No início, apresenta-se o
uso das camisetas como forma de expressão em relações mais complexas através
de acontecimentos históricos: como foram as primeiras camisetas, que tecidos
usavam, que elementos representavam, de que maneira foram adaptadas por
diferentes grupos e se consolidaram como uma peça usada ainda em nosso tempo,
além do uso de camisetas em manifestações políticas, tornando-se suporte de
informação, e como a política influencia a moda. Em seguida, propõe-se uma análise
gráfica e do discurso baseada na proposta de Fontanille (2001). Foram analisados
os aspectos tipográficos, o uso da cor, a simbologia e o discurso no uso das
camisetas nas manifestações políticas. Os resultados, por fim, demonstram a
importância do design para influenciar a tomada de decisão das pessoas,
semelhanças e diferenças dos aspectos anteriormente mencionados e como o elã no
discurso ajuda a fortalecer e transformar uma mensagem gerando novas formas de
vida. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Design no vestuário : estudo de caso das camisetas utilizadas nas manifestações políticas no Brasil e na Colômbia entre 2012 e 2016 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design de vestuário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Manifestação política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise gráfica e do discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Construção simbólica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Camisetas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Oliveira, Ana Mansur de | - |
dc.description.abstract1 | In its first uses, clothing was created to cover the body. However, over time, it
became an apparatus of distinction that could be indicative of the position of those
who belonged to a particular cultural group. T-shirts have become part of milestones
in fashion, revealing themselves as a “flag” of concepts and ways of thinking about a
certain topic in society. They are presented with greater relevance in political
demonstrations as a way of showing individuals the support or rejection of a
significant and current theme that affects the community, some specific groups or the
entire country. The general objective of this research is to analyze how design can
help convey a message in political demonstrations through a case study of t-shirts in
Colombia and Brazil from 2012 to 2016. Besides the introduction, this work has three
main parts. In the first part, the use of t-shirts is presented as a way of expression in
more complex relationships through historical events: how the first t-shirts were, what
fabrics were used, what elements they represented, how they were adapted by
different groups and consolidated as a clothing still used nowadays, in addition to the
use of t-shirts in political demonstrations, becoming a source of information, and how
politics influences fashion. Then, a graphic and discourse analysis based on
Fontanille's (2001) proposal is carried out. Typographic aspects, the use of color,
symbology and discourse in the use of t-shirts in political demonstrations were
analyzed. Finally, the results demonstrate the importance of design to influence
people's decisions, similarities and differences in the aforementioned aspects and
how the impetus of the discourse strengthen and transform a message, generating
new ways of life. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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