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2021_JuliettyChristielleLaurentinodosSantos.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorto, Rafael Barreiros-
dc.contributor.authorSantos, Julietty Christielle Laurentino dos-
dc.date.accessioned2021-11-04T16:47:52Z-
dc.date.available2021-11-04T16:47:52Z-
dc.date.issued2021-11-04-
dc.date.submitted2021-08-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Julietty Christielle Laurentino dos. O uso do controle de estímulo e da operação motivadora para redução do consumo de energia residencial. 2021. 132 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42259-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAs pesquisas sobre consumo de energia elétrica residencial têm evidenciado a capacidade dos consumidores gerarem impactos sustentáveis no meio ambiente. O modelo de perspectiva comportamental (BPM) sugere que variáveis antecedentes do consumo, como as do cenário interno e externo às residências influenciam o consumo elétrico dos residentes, porém as pesquisas sobre consumo elétrico pouco destacam as variáveis situacionais e as forças dessas influências. Dessa maneira, esta tese teve como finalidade investigar a influência das variáveis de cenário sobre o consumo de energia elétrica residencial. Para o alcance deste objetivo foram conduzidos três estudos. O primeiro analisou se os estímulos externos à residência – preço da bandeira tarifária (estímulo com função de operação abolidora) e temperatura da cidade (estímulo com função de operação estabelecedora) – influenciam o consumo elétrico residencial médio trimestral na região consumidora. Uma pesquisa quase-experimental foi conduzida com 308 casos em ambiente real e com corte longitudinal, entre os anos de 2015 e 2020. Os resultados revelam que o aumento do preço da bandeira tarifária diminui o consumo de energia relatado pelos consumidores e que a variação da temperatura da cidade aumenta esse consumo relatado. O segundo estudo verificou se estímulos internos às residências de situação de escolha (características dos eletrodomésticos) influencia o consumo elétrico residencial. As seguintes características dos eletrodomésticos foram estudadas: oferta de marcas mais reforçadoras, preço dos eletrodomésticos e eficiência energética dos eletrodomésticos. Para a realização dessa pesquisa um experimento online simulado, de corte transversal, foi conduzido com 112 respondentes. Os resultados indicam que a oferta de marcas mais reforçadoras aumenta o consumo relatado de energia elétrica dos residentes e a eficiência energética dos eletrodomésticos reduz esse consumo. O terceiro estudo combinou estímulo interno e externo às residências ao relacionar situação de escolha e de consumo dos eletrodomésticos com a alteração simulada de temperatura ambiente. Essa pesquisa analisou a influência da apresentação de opção pré-configurada (default) de aparelhos e da tecnologia com finalidade sustentável dos eletrodomésticos sobre o consumo de energia residencial, quando a condição de temperatura da cidade é controlada (operação estabelecedora). Para tanto, foi realizado um experimento online simulado, de corte longitudinal, com 385 respondentes e foi verificado que a tecnologia com finalidade sustentável diminui o consumo elétrico residencial relatado quando a temperatura é alta. Os três estudos demonstraram que a temperatura da cidade e a oferta de marcas reforçadoras aumentam o consumo de energia residencial. Por outro lado, o preço das bandeiras tarifárias, a eficiência energética e a tecnologia com finalidade sustentável dos eletrodomésticos diminuem o consumo. Essa tese contribui para expansão dos estudos comportamentais e de marketing sustentável sobre o consumo elétrico residencial. O trabalho traz implicação para as políticas públicas que considerem a temperatura da cidade para controle do consumo de energia e para as empresas que lancem novos produtos de marcas de alto reforço informativo e utilitário para redução no consumo de energia elétrica.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso do controle de estímulo e da operação motivadora para redução do consumo de energia residencialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordConsumo sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordComportamento operantept_BR
dc.subject.keywordConsumo de energia elétrica residencialpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Research on residential electricity consumption behavior has shown the ability of consumers to generate sustainable impacts on the environment. The Behavioral Perspective Model argues that situational variables from the internal and external scenarios to the residences influence the electrical consumption of residents, but without highlighting which variables and the strengths of these influences. Thus, this thesis aimed to investigate the influence of scenario variables on residential electricity consumption. To achieve this objective, three studies were conducted. The first analyzed whether external stimuli to the household – tariff flag price (stimulus with the function of abolishing operation) and city temperature (stimulus with the function of establishing operation) – influence the quarterly average residential electricity consumption in the consumer region. A quasi-experimental survey was conducted with 308 cases in a real environment and with a longitudinal section, between the years 2015 and 2020. The results reveal that the increase in the price of the tariff flag reduces the average consumption of residential energy reported and that the variation in the city temperature increases consumption. The second study verified whether internal stimuli in homes of situation of choice (characteristics of the household appliances) influence residential electricity consumption. The following appliance characteristics were studied: offer of more reinforcing brands, price of home appliances and energy efficiency of appliances. To carry out this research, a cross-sectional simulated online experiment with 112 respondents was conducted. The results indicated that the offer of more reinforcing brands increases, and the energy efficiency of household appliances decreases residential electricity consumption reported. The third study combined internal and external stimuli in homes, by relating situation of choice and consumption of home appliances with simulation of changes in ambient temperature. This research analysed the influence of the presentation of the pre- configured option (default) of appliances and the sustainable purpose technology of the household appliances on residential energy consumption, when the city temperature condition is controlled (establishing operation). For that, a simulated online experiment of longitudinal section was carried out with 385 respondents, and it was verified that the sustainable purpose technology reduces residential electrical consumption reported when the temperature is high. The three studies demonstrated that the city temperature and offer of more reinforcing brands increase electricity consumption. On the other hand, the price of tariff flags, energy efficiency and the sustainable purpose technology of home appliances decrease electricity consumption in homes. The thesis contributes to the expansion of behavioral and sustainable marketing studies on electricity consumption. The work brings implications for public policies that consider the city temperature to control energy consumption and for companies that launch new high-value brand products to reduce electricity consumption.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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