Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Porto, Rafael Barreiros | - |
dc.contributor.author | Santos, Julietty Christielle Laurentino dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T16:47:52Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T16:47:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Julietty Christielle Laurentino dos. O uso do controle de estímulo e da operação motivadora para redução do consumo de energia residencial. 2021. 132 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42259 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As pesquisas sobre consumo de energia elétrica residencial têm evidenciado a capacidade dos
consumidores gerarem impactos sustentáveis no meio ambiente. O modelo de perspectiva
comportamental (BPM) sugere que variáveis antecedentes do consumo, como as do cenário
interno e externo às residências influenciam o consumo elétrico dos residentes, porém as
pesquisas sobre consumo elétrico pouco destacam as variáveis situacionais e as forças dessas
influências. Dessa maneira, esta tese teve como finalidade investigar a influência das variáveis
de cenário sobre o consumo de energia elétrica residencial. Para o alcance deste objetivo
foram conduzidos três estudos. O primeiro analisou se os estímulos externos à residência –
preço da bandeira tarifária (estímulo com função de operação abolidora) e temperatura da
cidade (estímulo com função de operação estabelecedora) – influenciam o consumo elétrico
residencial médio trimestral na região consumidora. Uma pesquisa quase-experimental foi
conduzida com 308 casos em ambiente real e com corte longitudinal, entre os anos de 2015 e
2020. Os resultados revelam que o aumento do preço da bandeira tarifária diminui o consumo
de energia relatado pelos consumidores e que a variação da temperatura da cidade aumenta
esse consumo relatado. O segundo estudo verificou se estímulos internos às residências de
situação de escolha (características dos eletrodomésticos) influencia o consumo elétrico
residencial. As seguintes características dos eletrodomésticos foram estudadas: oferta de
marcas mais reforçadoras, preço dos eletrodomésticos e eficiência energética dos
eletrodomésticos. Para a realização dessa pesquisa um experimento online simulado, de corte
transversal, foi conduzido com 112 respondentes. Os resultados indicam que a oferta de
marcas mais reforçadoras aumenta o consumo relatado de energia elétrica dos residentes e a
eficiência energética dos eletrodomésticos reduz esse consumo. O terceiro estudo combinou
estímulo interno e externo às residências ao relacionar situação de escolha e de consumo dos
eletrodomésticos com a alteração simulada de temperatura ambiente. Essa pesquisa analisou a
influência da apresentação de opção pré-configurada (default) de aparelhos e da tecnologia
com finalidade sustentável dos eletrodomésticos sobre o consumo de energia residencial,
quando a condição de temperatura da cidade é controlada (operação estabelecedora). Para
tanto, foi realizado um experimento online simulado, de corte longitudinal, com 385
respondentes e foi verificado que a tecnologia com finalidade sustentável diminui o consumo
elétrico residencial relatado quando a temperatura é alta. Os três estudos demonstraram que a
temperatura da cidade e a oferta de marcas reforçadoras aumentam o consumo de energia
residencial. Por outro lado, o preço das bandeiras tarifárias, a eficiência energética e a
tecnologia com finalidade sustentável dos eletrodomésticos diminuem o consumo. Essa tese
contribui para expansão dos estudos comportamentais e de marketing sustentável sobre o
consumo elétrico residencial. O trabalho traz implicação para as políticas públicas que
considerem a temperatura da cidade para controle do consumo de energia e para as empresas
que lancem novos produtos de marcas de alto reforço informativo e utilitário para redução no
consumo de energia elétrica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O uso do controle de estímulo e da operação motivadora para redução do consumo de energia residencial | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento operante | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo de energia elétrica residencial | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Research on residential electricity consumption behavior has shown the ability of consumers
to generate sustainable impacts on the environment. The Behavioral Perspective Model argues
that situational variables from the internal and external scenarios to the residences influence
the electrical consumption of residents, but without highlighting which variables and the
strengths of these influences. Thus, this thesis aimed to investigate the influence of scenario
variables on residential electricity consumption. To achieve this objective, three studies were
conducted. The first analyzed whether external stimuli to the household – tariff flag price
(stimulus with the function of abolishing operation) and city temperature (stimulus with the
function of establishing operation) – influence the quarterly average residential electricity
consumption in the consumer region. A quasi-experimental survey was conducted with 308
cases in a real environment and with a longitudinal section, between the years 2015 and 2020.
The results reveal that the increase in the price of the tariff flag reduces the average
consumption of residential energy reported and that the variation in the city temperature
increases consumption. The second study verified whether internal stimuli in homes of
situation of choice (characteristics of the household appliances) influence residential
electricity consumption. The following appliance characteristics were studied: offer of more
reinforcing brands, price of home appliances and energy efficiency of appliances. To carry out
this research, a cross-sectional simulated online experiment with 112 respondents was
conducted. The results indicated that the offer of more reinforcing brands increases, and the
energy efficiency of household appliances decreases residential electricity consumption
reported. The third study combined internal and external stimuli in homes, by relating
situation of choice and consumption of home appliances with simulation of changes in
ambient temperature. This research analysed the influence of the presentation of the pre-
configured option (default) of appliances and the sustainable purpose technology of the
household appliances on residential energy consumption, when the city temperature condition
is controlled (establishing operation). For that, a simulated online experiment of longitudinal
section was carried out with 385 respondents, and it was verified that the sustainable purpose
technology reduces residential electrical consumption reported when the temperature is high.
The three studies demonstrated that the city temperature and offer of more reinforcing brands
increase electricity consumption. On the other hand, the price of tariff flags, energy efficiency
and the sustainable purpose technology of home appliances decrease electricity consumption
in homes. The thesis contributes to the expansion of behavioral and sustainable marketing
studies on electricity consumption. The work brings implications for public policies that
consider the city temperature to control energy consumption and for companies that launch
new high-value brand products to reduce electricity consumption. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|