Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Beatriz Magalhães | - |
dc.contributor.author | Feitoza, Carlos da Veiga | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-03T17:59:03Z | - |
dc.date.available | 2021-11-03T17:59:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-16 | - |
dc.identifier.citation | FEITOZA, Carlos da Veiga. Música Caipira, Protestantismo e suas relações: de Cornélio Pires até as duplas pentecostais. 2021.158 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42207 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata da relação entre a Música Caipira e o Protestantismo em dois
períodos distintos da história do Brasil, observada a partir de seus representantes:
Cornélio Pires (1900-1930) e as duplas Curió e Canarinho e Mineiro e Mineirinho (1960-
1990). No primeiro período observaremos como o Protestantismo, estabelecido
definitivamente com a chegada dos primeiros missionários europeus e estadunidenses
no século XIX, trouxe sua contribuição para a construção da Música Caipira como
produto cultural brasileiro. No segundo período veremos como é estabelecida essa nova
relação entre a Música Caipira e o Protestantismo, a partir de acontecimentos como o
fluxo migratório das populações rurais para as cidades e o espantoso crescimento do
Pentecostalismo nas periferias das urbes. Se no primeiro período a Música Caipira se
serve do Protestantismo para seu estabelecimento na cultura, veremos que no segundo
período é o Protestantismo que se serve da Música Caipira para seu estabelecimento
no País, fazendo seu uso para fins religiosos conversionistas e proselitistas. Os artistas
citados – Cornélio Pires e as duplas Curió e Canarinho e Mineiro e Mineirinho – foram
escolhidos como representantes dos movimentos que se deram na história do País, nos
períodos citados. Para alcançar o objetivo proposto, serão analisados registros musicais
e historiográficos dos dois períodos, por meio de análises de gravações fonográficas,
bibliografia e pesquisas de campo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Música Caipira, Protestantismo e suas relações : de Cornélio Pires até as duplas pentecostais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música caipira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Protestantismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pires, Cornélio, 1884-1958 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Curió e Canarinho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mineiro e Mineirinho | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research deals with the relationship between Brazilian Folk Music and Protestantism
in two distinct historical periods, and as perceived respectively from two of their
representatives: Cornélio Pires (1900-1930) and the duo Curió and Canarinho (1960-
1990). In the first part, we will discuss Protestantism’s subtle apport to the construction
of “Caipira” Music as a Brazilian cultural product, established after the arrival of the first
European and American missionaries in 19th century. In the second part, we will discuss
the development of a new relationship between Música Caipira and Protestantism, in
connection with events such as the migratory flow of rural populations to urban centers,
and the amazing growth of Pentecostalism in these center’s peripheries. If in the first
period, Caipira Music uses Protestantism for its cultural establishment, we will notice its
reversal in the second period, as Protestantism makes use of Caipira Music for its own
establishment at a broader national level, making use of it for religious, conversionist and
proselytizing purposes. The aforementioned artists – Cornélio Pires and the Curió and
Canarinho duo – were chosen as representatives of the movements they engendered in
the history of the country during the two periods selected. To achieve the proposed goal,
musical and historiographic records of the two periods will be examined, through the
analysis of phonographic recordings, selected bibliography and field research. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|