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Título: Os modos de adesão e a abrangência do capitalismo de vigilância na educação brasileira
Outros títulos: The modes of adoption and the pervasiveness of surveillance capitalism in Brazilian education
Los modos de adhesión y la difusión del capitalismo de vigilancia en la educación brasileña
Autor(es): Amiel, Tel
Pezzo, Thiago
Cruz, Leonardo Ribeiro da
Oliveira, Luísa Antunes
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1775-1148
https://orcid.org/0000-0001-6928-0862
https://orcid.org/0000-0002-0383-4460
https://orcid.org/0000-0001-9190-4950
Assunto: Ensino público
Economia da informação
Tecnologia educacional
Data de publicação: 29-Ago-2021
Editora: Centro de Ciências da Educação da UFSC
Referência: AMIEL, Tel et al. Os modos de adesão e a abrangência do capitalismo de vigilância na educação brasileira. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e80582. Perspectiva, Florianópolis, v. 39, n. 3, jul./set. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/80582. Acesso em: 13 out. 2021.
Resumo: É crescente a presença de plataformas e serviços de empresas privadas de software no ensino público. Isso traz à tona preocupações que incluem a autonomia tecnológica de redes e instituições, o tratamento de dados estratégicos e sensíveis e a privacidade de alunos, professores, gestores e responsáveis. No entanto, ainda pouco sabemos sobre a extensão dessas parcerias e o teor desses acordos. Este trabalho apresenta uma análise das parcerias estabelecidas entre instituições públicas de ensino superior e redes de ensino com duas empresas associadas ao chamado ‘capitalismo de vigilância’. O trabalho partiu de solicitações realizadas via Lei de Acesso à Informação às secretarias de educação de estados e instituições públicas de ensino superior no Brasil. Os resultados indicam adesão massiva a esses serviços e pouca clareza quanto ao teor das parcerias. Por fim, os dados permitiram a validação e aprimoramento de um script que faz a coleta automática de dados e permite uma visualização atualizada do capitalismo de vigilância na educação brasileira.
Abstract: Public education has seen a surge in the presence of platforms from large private software companies. This in turn has raised concerns in regards to technological autonomy of school systems and institutions, the treatment of strategic and sensitive data, and the privacy of students, teachers,administrators, and legal guardians. However, we know little about the extent of these partnerships and the substance of these agreements. This article presents data on partnerships established between higher education institutions and state educational systems with two companies associated with 'surveillance capitalism': Google and Microsoft. The work is based on requests made via the Access to Information Law (LAI). The results indicate massive adherence to cloud services offered by these businesses and little clarity in regards to the content of the partnerships. Finally, the data allowed for the validation and improvement of a script that automatically collects data and allows for an up-to-date visualization of surveillance capitalism in Brazilian education.
Resumen: La presencia de plataformas y servicios de empresas privadas de software en la educación pública es cada vez mayor. Esto plantea preocupaciones que incluyen la autonomía tecnológica de las redes de enseñanza e instituciones, el tratamiento de datos estratégicos y sensibles, y la privacidad de los estudiantes, profesores, administradores y tutores. Todavía sabemos poco sobre el alcance de estas asociaciones y el contenido de estos acuerdos. Este trabajo presenta datos sobre la adhesión de las instituciones públicas de educación superior brasileñas y los departamentos de educación estatales a los servicios educativos de dos empresas asociadas al llamado "Capitalismo de Vigilancia", Google y Microsoft. El trabajo hizo uso de informaciones obtenidas a través de solicitudes mediante la Ley de Acceso a la Información de Brasil (LAI). Los resultados indican una adhesión masiva a los servicios "en la nube" de las empresas y poca información acerca de los modos de adhesión a los servicios. Por último, los datos permitieron validar y mejorar un script que recoge automáticamente los datos y permite tener una visión mas completa y actualizada del capitalismo de vigilancia en la educación brasileña.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e80582
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