Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Iadanza, Enaile do Espírito Santo (org.) | - |
dc.contributor.author | Andrade, Manoel Pereira de (org.) | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-17T12:03:53Z | - |
dc.date.available | 2021-09-17T12:03:53Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | IADANZA, Enaile do Espírito Santo; ANDRADE, Manoel Pereira de (org.). Quilombolas de Mamuna e Canelatiua, Alcântara – MA. Brasília: Universidade de Brasília, 2021. 30 p., il. (Cadernos Vivência Amazônica; 2). | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42106 | - |
dc.description.abstract | APRESENTAÇÃO - Os Cadernos Vivência Amazônica pretendem mostrar algumas das experiências vividas pelos e pelas estudantes que participaram do Projeto de Extensão “Vivência Amazônica”, coordenado pelo Núcleo de Estudos Amazônicos, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, da Universidade de Brasília (NEAz/CEAM/UnB), e dar visibilidade aos modos de vida e trabalho e à cultura das comunidades vivenciadas e suas relações com a natureza. O Projeto Vivência Amazônica tem sido realizado a cada ano letivo e tem como principais participantes os e as estudantes da disciplina “Tópicos Especiais sobre a Amazônia”, do NEAz/CEAM/UnB. Os e as estudantes se organizam cerca de seis meses antes da concretização da Vivência Amazônica para planejar a elaboração do projeto, a agenda, o roteiro, o período, as habilidades e cuidados, e para realizar estudos sobre as comunidades selecionadas. A Vivência Amazônica busca proporcionar às e aos participantes uma aproximação às realidades e causas amazônicas. Desta forma, entendeu-se que o contato dos e das estudantes com a Amazônia, além da sala de aula, seria importante para que pudessem conhecer o meio natural, as transformações que vêm ocorrendo nessa vasta região, as cidades e seus equipamentos e vivenciar a realidade dos povos indígenas, das populações e comunidades tradicionais da Amazônia. Também pretende contribuir para o processo de autoconhecimento de seus participantes, de interações destes com o contexto vivenciado e mediado por intensos diálogos e relações de trocas entre os e as participantes da Vivência e o conjunto dos povos indígenas, populações e comunidades tradicionais e demais sujeitos que participam da Vivência e de seu processo de construção. Os ensinamentos de Paulo Freire seguem conduzindo todo o processo de aprendizado, possibilitando entendimentos de que “não há saber mais, não há saber menos, há saberes diferentes”. Esperamos que a série Cadernos Vivência Amazônica contribua para despertar o interesse por esse mundo, desconhecido para muitos, que é a Amazônia, com seus ricos ecossistemas e a grande diversidade étnica e cultural de seus povos e comunidades. Boa leitura | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Quilombolas de Mamuna e Canelatiua, Alcântara – MA | pt_BR |
dc.type | Folheto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Amazônia - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Quilombolas - Alcântara (MA) | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelos organizadores da publicação, em 16 de setembro de 2021, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data.
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dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
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