Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42028
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabriellaMelodeDeusVieira.pdf3,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Avaliação do potencial de adsorção de atrazina em solo pela inserção de fibras de PVDF (Fluoreto de Polivinilideno)
Autor(es): Vieira, Gabriella Melo de Deus
Orientador(es): Casagrande, Michéle dal Toé
Coorientador(es): Cavalcante, André Luis Brasil
Assunto: Fibras PVDF (Fluoreto de Polivinilideno)
Atrazina
Plumas de contaminação
Difusão
Data de publicação: 3-Set-2021
Referência: VIEIRA, Gabriella Melo de Deus. Avaliação do potencial de adsorção de atrazina em solo pela inserção de fibras de PVDF (Fluoreto de Polivinilideno). 2021. xxi, 89 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Sabe-se que apesar de se tratar de um problema antigo, a contaminação de solos e águas subterrâneas passou a ser intensificada a partir do século XVIII, com a Revolução Industrial, período em que se utilizou largamente maquinários a vapor e se introduziu a fabricação de produtos químicos, intensificando a contaminação e poluição do meio natural. Atualmente, com a disseminação de práticas sustentáveis e de noções como a finitez dos recursos naturais, além da preocupação com o meio ambiente e com a saúde humana, estudos voltados para a fiscalização de áreas potencialmente degradadas, medidas de contenção de contaminantes e de remediação das áreas contaminadas estão sendo cada vez mais realizadas. Este estudo, em particular, busca avaliar a inserção de fibras de PVDF (Fluoreto de Polivinilideno) no solo como elemento de barreira, a fim de conter as plumas de contaminação. As fibras de PVDF são materiais duráveis e resistentes, que além de apresentarem possível potencial de material de reforço de solos, estão ligadas aos mecanismos de absorção e adsorção de contaminantes, devido à hidrofobicidade e à superfície de contato do material. Sendo assim, para tal finalidade, primeiramente foram realizados ensaios de caracterização do solo arenoso e das fibras utilizadas na pesquisa. Posteriormente foram realizados os ensaios de absorção em água e em contaminantes (solução com atrazina e em óleo diesel) em fibras de PVDF e também em fibras de polipropileno como comparativo. Depois foram realizados ensaios de difusão em solo arenoso com o contaminante escolhido para tal, uma solução com atrazina (555,63 ppm), com a inserção de fibras de PVDF e de polipropileno, também como comparativo, sendo as fibras dispostas no formato de manta, em diferentes teores em relação à massa de solo seca. Com os resultados das análises químicas da fase líquida e do solo das células de difusão, foi possível incluir os dados em um modelo de difusão pura no software Wolfram Mathematica a fim de se obter os coeficientes de difusão, de distribuição ou adsorção e os fatores de retardo do compósito. Por fim, foi possível atestar a eficiência das fibras de PVDF na adsorção de contaminantes, e, consequentemente, como elemento de barreira.
Abstract: It is known that although this is an old problem, the contamination of soils and groundwater has been intensified since the eighteenth century, with the Industrial Revolution, a period in which steam-powered machinery was widely used, and the manufacture of chemicals was introduced, intensifying the contamination and pollution of the natural environment. Currently, with the dissemination of sustainable practices and notions such as the finite nature of natural resources, in addition to the concern with the environment and human health, studies focused on the monitoring of potentially degraded areas, contaminant containment measures, and the remediation of the contaminated sites are increasingly conducted. This study, in particular, seeks to evaluate the insertion of PVDF (Polyvinylidene Fluoride) fibers into the soil as a barrier element to contain contamination plumes. PVDF fibers are durable and resistant materials, which, besides presenting possible potential as soil reinforcement material, are linked to contaminant absorption and adsorption mechanisms due to the hydrophobicity and the contact surface of the material. Thus, firstly, characterization tests of the sandy soil and the fibers used in the research were performed for this purpose. Subsequently, the absorption tests in water and contaminants (solution with atrazine and diesel oil) in PVDF fibers and polypropylene fibers were performed as a comparison. Then, diffusion tests were performed on sandy soil the contaminant chosen for such, a solution with atrazine (555,63 ppm), with the insertion of PVDF and polypropylene fibers, also as a comparison. These were placed in blanket format at different levels in relation to the dry soil mass. With the results of the chemical analyses of the liquid phase and the soil from the diffusion cells, it was possible to include the data in a diffusion model in Wolfram Mathematica software in order to obtain the diffusion, distribution or adsorption coefficients and the retardation factors of the fibers. Finally, it was possible to attest the efficiency of PVDF fibers in the adsorption of contaminants, and consequently, as a barrier element.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.