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Título: Uma aprendiz autista na aula de inglês como língua estrangeira : (re) construindo possibilidades
Autor(es): Macedo, Cristiane Resende Silva
E-mail do autor: resende.cristiane@gmail.com
Orientador(es): Almeida, Vanessa Borges de
Assunto: Inclusão escolar
Transtornos do espectro autista
Ensino de línguas
Professores de línguas - formação
Data de publicação: 1-Set-2021
Referência: MACEDO, Cristiane Resende Silva. Uma aprendiz autista na aula de inglês como língua estrangeira: (re) construindo possibilidades. 2021. 225 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação insere-se nas linhas de investigações sobre formação de professores de línguas e processos cognitivos de aquisição de língua estrangeira (LE). Visa a reconstruir, de forma colaborativa, ações pedagógicas para a inclusão de uma aprendiz de língua inglesa autista, tendo como objetivos específicos: a) explorar as consequências do transtorno do espectro autista (TEA) no desenvolvimento em LE da aprendiz; b) identificar estratégias de ensino que colaborem para o seu desenvolvimento em LE; c) propor atividades de uso significativo de LE que promovam a interação da aprendiz com seus colegas de turma; e d) analisar os impactos das reflexões geradas durante a pesquisa nas ações da professora regente. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa realizada em uma escola pública de idiomas do Distrito Federal, delineada em uma perspectiva complexa que considera a interação entre os participantes e suas variáveis contextuais: a aprendiz, sua turma, sua professora, sua escola e a pesquisadora. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: entrevistas, observação participante, gravações de trechos de aula, notas de campo, análise documental, fotografias e gravações dos encontros reflexivos entre professora regente e professora pesquisadora. Foram revisados na literatura os aspectos fisiológicos, mentais e comportamentais do TEA e como eles podem impactar o desenvolvimento em LE. As bases teóricas que sustentam o trabalho são o paradigma reflexivo de Schön (1983), a teoria da complexidade de Larsen-Freeman (1997), o modelo de capacidade de linguagem de Bachman (1990) e a proposta de educação inclusiva do desenho universal da aprendizagem (DUA) de Hall, Meyer e Rose (2012). Os resultados indicam que o desenvolvimento em LE da aprendiz é influenciado por coerência central fraca, déficit em teoria da mente, disfunção executiva e aspectos comportamentais. Técnicas da abordagem multissensorial de ensino, como o ensino dedutivo, e tarefas pensadas nos parâmetros do DUA foram benéficas para o engajamento e a interação via língua-alvo da aprendiz com seus colegas de turma. As reflexões geradas pela pesquisa impactaram algumas práticas da professora, que buscou acomodações para a aprendiz durante as aulas e em instrumentos avaliativos.
Abstract: This thesis is part of the lines of investigation on language teachers training and cognitive processes of foreign language (FL) acquisition. It aims to collaboratively rebuild pedagogical actions for the inclusion of an autistic English language learner, with these specific objectives : a) exploring the consequences of autistic spectrum disorder (ASD) on the learner's development in FL; b) identify teaching strategies that contribute to the participant learner’s development in LE; c) propose activities with meaningful use of FL that promote interaction between the learner and her classmates; and d) analyze the impacts from the reflections generated during the research on the participant teacher’s actions. This is a collaborative action-research carried out in a public language school in the Federal District (Brazil), outlined in a complex perspective that considers an interaction between the participants and their contextual variables: the learner, her class, her teacher, her school and the researcher. The research instruments used were: interviews, participant observation, recordings of excerpts from the class, field notes (research log), document analysis, photographs and recordings of reflective meetings between the participant teacher and the researcher. The physiological, mental and behavioral aspects of ASD and how they can impact FL development were reviewed in the literature. The theoretical basis that support the research are the reflexive paradigm by Schön (1983), the complexity theory by Larsen- Freeman (1997), the language capacity model by Bachman (1990) and the proposal of inclusive education from the universal design for learning (UDL) by Hall, Meyer and Rose (2012). The results indicate that the learner's development in FL is influenced by weak central coherence, deficit in theory of mind, executive dysfunction and behavioral aspects. Techniques from the multisensory approach to language teaching, such as deductive teaching, and tasks designed according to the UDL parameters were useful for the learner's engagement and interaction via target language with her classmates. The reflections generated by the research impacted some of the participant teacher’s practices, and she sought accommodations for the participant learner during classes and in assessment tools.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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