Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Garcia, Cláudia da Conceição | - |
dc.contributor.author | Charre, Alejandro Luis | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T03:49:12Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25T03:49:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-17 | - |
dc.identifier.citation | CHARRE, Alejandro Luis. O pulso da fluência: aproximações estéticas entre as curvas livres de Oscar Niemeyer e a arquitetura das dobras. 2021. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41903 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As curvas livres de Oscar Niemeyer são apontadas como um estímulo que
impulsiona o trabalho de arquitetos contemporâneos que utilizam sistemas de
dobras como estratégia generativa de espaços. Zaha Hadid, por exemplo,
acreditava que todo o projeto da continuidade espacial inicia-se na obra de
Niemeyer.
No entanto, a associação de Oscar Niemeyer com arquitetos contemporâneos
poderia ser apressada. Neste sentido, Farés El-Dahdah nos proporciona um
antecedente relevante: uma leitura crítica sobre a aproximação do arquiteto
com movimentos arquitetônicos extrapolados do campo do modernismo,
salientando que é preciso problematizar e avaliar cuidadosamente essa
abordagem para evitar interpretações incorretas.
O objetivo do presente trabalho é construir uma aproximação entre as curvas
livres de Oscar Niemeyer e os sistemas de dobras contemporâneos e será
norteado, fundamentalmente, pela análise dos argumentos propostos por El-
Dahdah e pelo seguimento do percurso da beleza dentro da tradição estética
confluindo na releitura promovida por Gilles Deleuze sobre o Barroco. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O pulso da fluência : aproximações estéticas entre as curvas livres de Oscar Niemeyer e a arquitetura das dobras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Niemeyer, Oscar, 1907-2012 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Barroco | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deleuze | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Oscar Niemeyer's curves are pointed as a stimulus that propels the work of
contemporary architects who use continuous folding systems as a generative
strategy. Zaha Hadid, for example, believed that the whole project of spatial
continuity begins with the work of Niemeyer.
However, Oscar Niemeyer's association with contemporary architects could be
rushed. In this sense, Farés El-Dahdah provides us with a relevant background: a
critical lecture of the architect's approach to architectural movements
extrapolated from the field of modernism, highlighting that it is necessary to
problematize and carefully evaluate this approach to avoid falling into
misinterpretations.
The objective of the present work is to construct an approximation between
Oscar Niemeyer's free curves and contemporary folding systems and will be
guided, fundamentally, by the analysis of the arguments proposed by El-Dahdah
and by the path of beauty within the aesthetic tradition converging into the
reinterpretation of the Baroque promoted by Gilles Deleuze. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Las curvas libres de Oscar Niemeyer son reconocidas como un estímulo que
impulsa el trabajo de aquellos arquitectos contemporáneos que utilizan sistemas
de pliegues continuos como estratégia generativa. Zaha Hadid, por ejemplo,
consideraba que todo el proyecto de continuidad espacial comienza con la obra
de Niemeyer.
Sin embargo, la asociación de Oscar Niemeyer con arquitectos contemporáneos
podría ser apresurada. En ese sentido, Farés El-Dahdah nos brinda un
antecedente relevante: una lectura crítica sobre la aproximación del arquitecto
con movimientos arquitectónicos extrapolados del campo del modernismo,
insistiendo en que es necesario problematizar y evaluar cuidadosamente este
enfoque para evitar caer en interpretaciones equivocadas.
El objetivo del presente trabajo es construir una aproximación entre las curvas
libres de Oscar Niemeyer y los sistemas de pliegues contemporáneos y será
guiado, fundamentalmente, por el análisis de los argumentos propuestos por El-
Dahdah y por el camino de la belleza dentro de la tradición de la experiencia
estética convergiendo en la reinterpretación promovida por Gilles Deleuze sobre
el Barroco. | pt_BR |
dc.contributor.email | alejandro.l.charre@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|