Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41851
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AurenioPereiradaSilva.pdf4,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Francisco Thiago-
dc.contributor.authorSilva, Aurênio Pereira da-
dc.date.accessioned2021-08-23T17:21:38Z-
dc.date.available2021-08-23T17:21:38Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.date.submitted2021-05-28-
dc.identifier.citationSILVA, Aurênio Pereira da. Ciclos de aprendizagem e organização curricular no Distrito Federal: reflexões históricas. 2021. 166 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41851-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO propósito dessa pesquisa, dentre outros, esteve centrado nas concepções de ciclos trabalhadas e/ou desenvolvidas nas escolas públicas do Distrito Federal, segundo gestores, coordenadores, professores, sujeitos fundamentais na efetivação curricular e, assim, perceber os aspectos históricos e curriculares que são desencadeados no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, tivemos como objetivo geral compreender a política pública de ciclos de aprendizagem e a organização escolar dos anos iniciais do DF. Para tanto, esteve implícito o processo metodológico de reflexão de análises de fontes primárias, que assim denomina, Metodologia Reflexiva de Análise de Fontes Primárias em Educação, com base em Silva F; Borges (2020). Os procedimentos de pesquisa adotados foram: análise documental, consistente com o levantamento dos dados primários, secundários e terciários; a entrevista semiestruturada, direcionada a gestores que se manifestaram favoráveis a uma nova perspectiva de organização de ensino; e aplicação de questionários, destinados a coordenadores e professores que com estudos e práticas desenvolveram a política de ciclos. Este processo esteve à luz dos seguintes objetivos específicos: apresentar o processo de implementação da política de ciclos no DF; compreender as concepções de gestores, coordenadores e professores precursores da proposta curricular em ciclos de aprendizagem no DF; e identificar as mudanças ocorridas na organização escolar do DF. Apresentamos uma revisão bibliográfica que estabeleceu o nosso aporte teórico, baseado em Perrenoud (2004), Mainardes (2007; 2009), Freitas (1995), Sacristán (2000) e autores que discutem e apreciam as temáticas elencadas, assim como os documentos normatizadores da SEDF. Diante disso, a investigação teve como norte a seguinte indagação central: “Quais as concepções de ciclos trabalhadas e/ou desenvolvidas nas escolas públicas do Distrito Federal?”. Todavia, para atender as demandas do objeto do estudo, articulam-se os seguintes eixos teóricos: conceitos de ciclos e organização do trabalho pedagógico; a política de ciclos no Distrito Federal; questões teóricas de currículo e o currículo dos anos iniciais do ensino fundamental, ou seja, o “Currículo em Movimento”. Assim, almejamos retratar um recorte da historicidade e reflexos curriculares no trabalho pedagógico da Educação Básica do Distrito Federal, no que abrange o Ensino Fundamental-Anos Iniciais. Estas concepções viabilizaram as discussões sobre a política de ciclos de aprendizagem e sua respectiva organização. Ao nos revelar essas concepções, chegamos a algumas considerações preliminares de que os nossos interlocutores, protagonistas da proposta, compreendem os ciclos como reorganização dos espaços e tempos escolares, associando-os a progressão automática. Porém, ao distanciarmos do espaço geográfico e escolar onde o projeto de ciclos se iniciou, do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), encontramos discordâncias entre os enunciados, promulgando os ciclos como apenas a promoção automática sem aprendizagem por parte dos estudantes. Neste contexto apresentamos uma proposta de formação continuada em nível de especialização lato sensu, como exigência do programa de pós graduação strictu sensu, onde esta pesquisa está abrigada, e como necessidade, após reflexões empíricas que envolveram professores dos anos iniciais da rede pública de ensino na dinâmica dos ciclos de aprendizagem no Distrito Federal.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCiclos de aprendizagem e organização curricular no Distrito Federal : reflexões históricaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiclos de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordOrganização do trabalho pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo educacionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this research, among others, it was centered on the conceptions of schooling cycles worked and / or developed in public schools in the Federal District (Brazil), according to managers, coordinators, teachers and the fundamental subjects in the curricular execution and, in this way, recognize the historical and curricular aspects that are triggered in the teaching-leaming process. In this sense, the general objective is to understand the public policy of schooling cycles and the school organization of the early years of the Federal District (DF, in Portuguese). To this end, the methodological process ofreflecting analysis of primary sources was implicit, which is called the Reflexive Methodology of Analysis of Primary Sources in Education, based on Silva F and Borges (2020). The research procedures adopted were: document analysis, consistent with the survey of primary, secondary and tertiary data; the semi-structured interview, directed to educational managers who were in favor of a new perspective of organization; and questionnaires, for the coordinators and teachers who studies and practices the development of schooling cycle policy. This process was in the light of the following specific objectives: to present the process of implementing the education cycle policy in the DF; to understand the conceptions ofmanagers, coordinators and precursor teachers ofthe curricular proposal in schooling cycles in DF; and to identify the changes that occurred in the school organization ofthe DF. We present a bibliographic review that established the theoretical contribution, based on Perrenoud (2004), Mainardes (2007; 2009), Freitas (1995), Sacristán (2000) and authors who discuss and appreciate the listed themes, as well as the normative documents of State Secretariat of Education of the Federal District (SEEDF, in Portuguese). Therefore, the investigation was guided by the following central question: "What are the conceptions of schooling cycles worked and / or developed in public schools in the Federal District?". To meet the demands of the object of the study, the following theoretical axes are articulated: concepts of scholling cycles and organization of pedagogical work; the schooling cycle policy in the DF; theoretical curriculum issues; and the curriculum of the early years of elementary school (the “Curriculum in Movement” of the SEEDF). Thus, we aim to portray a cut of historicity and curriculum reflected in the pedagogical work of Basic Education of the DF, in covering the early years of fundamental Education. These conceptions enabled discussions on the policy of schooling cycles and their respective organization. By revealing these concepts to us, we come to some preliminary considerations that our interlocutors, protagonists of the proposal, understand the schooling cycles as a reorganization of school spaces and times, associating them with automatic progression. However, when we distance ourselves from the geographic and school space where the cycle project started, from the Initial Literacy Block (BIA, in Portuguese), we find disagreements between the statements, promulgating the schooling cycles as just automatic promotion without leaming by the students. In this context, we present a proposal for continuing education at the levei of lato sensu specialization, as a requirement of the strictu sensu postgraduate program, where this research is housed, and as a need, after empirical reflections involving teachers from the early years ofthe public school system in dynamics of schooling cycles in the DF.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:aurenio2012@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.