Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41843
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RenataCardosoOliveira.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Rita Silvana Santana dos-
dc.contributor.authorOliveira, Renata Cardoso-
dc.date.accessioned2021-08-23T16:08:01Z-
dc.date.available2021-08-23T16:08:01Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.date.submitted2021-06-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Renata Cardoso. Currículo e saberes dos discentes: vozes silenciadas e clamores ouvidos. 2021. 106 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41843-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como foco analisar (im)possibilidades de reconhecimento e mobilização dos saberes dos/as discentes na recriação curricular do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O posicionamento desses/as discentes, ao questionarem e reivindicarem, numa interlocução aos eventos acadêmicos, institucionais, pedagógicos e políticos desse espaço de formação, instigou e movimentou o desejo da pesquisa. Para o desenvolvimento dessa análise, buscamos embasamento nas idéias de Macedo (2004, 2007, 2012, 2013, 2016), Arroyo (2011), Candau (2011), Lopes e Macedo (2011) que reconhecem o currículo como um artefato social construído historicamente por todos que dele participam, direta e indiretamente, e é subsidiado por bases político-ideológicas que podem silenciar ou escutar as vozes dos sujeitos partícipes. Para a investigação, utilizou-se como procedimentos de pesquisa a análise do Projeto Pedagógico Curricular e a realização de entrevistas em grupo com representantes de turma e estudantes do 3o ano do curso mencionado. A pesquisa revela avanços no que diz respeito ao reconhecimento e à validação das vozes dos/as estudantes, aos espaços de fala e escuta, bem como na concepção de um espaço formativo que privilegia a abertura e as possibilidades de ressignificação curricular a partir da demanda e de experiências deles/as. Como um dos resultados, e, para fortalecer a pesquisa, propomos um projeto de extensão intitulado Laboratório: Diálogos Discentes que tem como objetivo ampliar as vozes dos/das discentes, bem como potencializar os seus saberes nas recriações curriculares. Esperamos com essa pesquisa contribuir para o avanço das discussões pertinentes às implicações das potencialidades dos saberes dos/as discentes, bem como vislumbrar possíveis alternativas de intervenção discente no processo de construção e de implementação das propostas curriculares.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCurrículo e saberes dos discentes : vozes silenciadas e clamores ouvidospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino técnicopt_BR
dc.subject.keywordProjeto pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordSaberes discentespt_BR
dc.subject.keywordCurrículo educacionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research focused on analyzing (im)possibilities of recognizing and mobilizing the knowledge of students in the curricular recreation of the Technical Course in Agriculture Integrated with High School. The positioning ofthese students, when questioning and claiming, in an active dialogue with academic, institutional, pedagogical and political events in this training space, instigated and moved the desire for research. For the development of this analysis, we sought to support the ideas of Macedo (2004, 2007, 2012, 2013, 2016), Arroyo (2011), Candau (2011), Lopes and Macedo (2011) who recognize the curriculum as a historically constructed social artifact by all who participate in it, directly and indirectly, and it is subsidized by political-ideological bases that can silence or listen to the voices of the participating subjects. For the investigation, it was used as research procedures the analysis of the Pedagogical Curriculum Project and the carrying out of group interviews with class representatives and students of the 3rd year of the mentioned course. The research reveals advances with regard to the recognition and validation ofthe voices ofstudents, the spaces of speech and listening, as well as in the design of a training space that privileges the opening and possibilities ofcurriculum redefinition based on demand and oftheir experiences. As one of the results, and to strengthen the research, we propose an extension project entitled Laboratory: Student Dialogues, which aims to expand the voices of students, as well as enhance their knowledge in curriculum recreation. We hope, with this research, to contribute to the advancement ofdiscussions relevant to the implications ofthe potential ofstudents' knowledge, as well as to glimpse possible altematives for student intervention in the process of construction and implementation of curricular proposals.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:renata.oliveira@ifgoiano.edu.brpt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.