Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Baptista, Gustavo Macedo de Mello | - |
dc.contributor.author | Santos, Eduardo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-19T13:26:28Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19T13:26:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-04 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Eduardo da Silva. Trilha virtual do ciclo da água: uma proposta interativa para o ensino das Ciências Ambientais do Parque Ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal. 2021. 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41813 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A água é um elemento essencial para vida dos seres vivos na Terra; com isso,
sua qualidade e quantidade vêm ao longo da história sendo utilizada para diversas
finalidades. Desta forma, foi percebido que a sociedade necessita estar mais
sensibilizada ao uso consciente desse recurso. Nesse contexto, a educação apresenta-se
como um caminho para o fortalecimento dessa mudança sob forma de aprendizagem
crítica e integrada dos diversos conteúdos escolares e, principalmente, sobre o ciclo da
água. Esta pesquisa trata-se sobre a compreensão do processo metodológico de criação
da trilha virtual do ciclo da água do parque ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal,
que poderá fortalecer a temática da água e desencadear um processo de aprendizagem
inovador sobre o ciclo hidrológico entre os estudantes do Projeto Parque Educador no
cerrado brasileiro, como também, de forma mais específica, entender o processo da
criação da trilha virtual do ciclo da água como instrumento interativo para o ensino das
ciências ambientais. Contudo, baseado no pensamento da Complexidade Sistêmica que
nos diz que não se pode conhecer o todo sem entender as partes que o compõem, essa
pesquisa está utilizando uma abordagem quali-quantitativa, e contaria com as escolas
dos anos finais do ensino fundamental envolvidas na formação em educação ambiental e
patrimonial no Parque Ecológico Riacho Fundo. O estudo apresenta quatro fases da
construção da trilha virtual do ciclo da água, como: visitas técnicas ao parque ecológico,
gravação dos vídeos sobre as componentes do ciclo da água, construção dos layouts das
placas virtuais e criação do site. O presente trabalho tem como resultado a criação do
site – trilha virtual do ciclo da água e um guia prático de orientação (sequência didática)
da trilha virtual para os estudantes e professores em aula remota ou presencial. Conclui-
se que, a proposta do desenvolvimento do produto educacional – trilha virtual do ciclo da água, se apresenta com um potencial instrumento pedagógico de aprendizagem para
contribuir nas ações educacionais do Projeto Parque Educador e na formação de sujeitos
ecológicos libertários, emancipatórios e críticos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trilha virtual do ciclo da água : uma proposta interativa para o ensino das Ciências Ambientais do Parque Ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclo hidrológico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trilha digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto parque educador | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
dc.description.abstract1 | Water is an essential element for the life of living beings on earth; therefore, it‘s
quality and quantity comes along the history being used for many purposes. This way, it
was noticed that society needs to be more sensitised on conscious use of this resource.
In that context, education shows up as a way for the strengthening of this change under
the shape of critical and integrated learning in many school contents and, mainly, about
the water cycle. This research is about the comprehension of the methodological process
of water cycle virtual trail creation from Ecological Park Riacho Fundo - Distrito
Federal, that could strengthen the water theme and unleash an innovative learning
process on the hydrological cycle among the students of the Educator Park Project in
the brazilian cerrado, as well as, in a specifically way, understand the process of
creating the virtual trail of the water cycle as an interactive tool for environmental
sciences teaching. However, based on the thought of Systemic Complexity that tells us
that one cannot know the whole without understanding the parts that compose it, this
research is using a quali-quantitative approach, and would count on the final year
elementary schools involved in the environmental and heritage education training in the
Riacho Fundo Ecological Park. The study presents four phases of the construction of the
virtual trail of the water cycle, such as: technical visits to the ecological park, recording
of the videos about the components of the water cycle, construction of the layouts of the
virtual boards and creation of the website. The present work has as a result the creation
of the website - virtual trail of the water cycle and a practical guide (didactic sequence)
of the virtual trail for students and teachers in remote or presential classes. It concludes
that the proposal of the development of the educational product - the virtual trail of the
water cycle, presents itself as a potential pedagogical learning tool to contribute to the
educational actions of the Educator Park Project and the formation of liberating,
emancipatory and critical ecological individuals. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:geografiasol@yahoo.com.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|