Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41813
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EduardodaSilvaSantos.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBaptista, Gustavo Macedo de Mello-
dc.contributor.authorSantos, Eduardo da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-19T13:26:28Z-
dc.date.available2021-08-19T13:26:28Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.date.submitted2021-06-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Eduardo da Silva. Trilha virtual do ciclo da água: uma proposta interativa para o ensino das Ciências Ambientais do Parque Ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal. 2021. 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41813-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA água é um elemento essencial para vida dos seres vivos na Terra; com isso, sua qualidade e quantidade vêm ao longo da história sendo utilizada para diversas finalidades. Desta forma, foi percebido que a sociedade necessita estar mais sensibilizada ao uso consciente desse recurso. Nesse contexto, a educação apresenta-se como um caminho para o fortalecimento dessa mudança sob forma de aprendizagem crítica e integrada dos diversos conteúdos escolares e, principalmente, sobre o ciclo da água. Esta pesquisa trata-se sobre a compreensão do processo metodológico de criação da trilha virtual do ciclo da água do parque ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal, que poderá fortalecer a temática da água e desencadear um processo de aprendizagem inovador sobre o ciclo hidrológico entre os estudantes do Projeto Parque Educador no cerrado brasileiro, como também, de forma mais específica, entender o processo da criação da trilha virtual do ciclo da água como instrumento interativo para o ensino das ciências ambientais. Contudo, baseado no pensamento da Complexidade Sistêmica que nos diz que não se pode conhecer o todo sem entender as partes que o compõem, essa pesquisa está utilizando uma abordagem quali-quantitativa, e contaria com as escolas dos anos finais do ensino fundamental envolvidas na formação em educação ambiental e patrimonial no Parque Ecológico Riacho Fundo. O estudo apresenta quatro fases da construção da trilha virtual do ciclo da água, como: visitas técnicas ao parque ecológico, gravação dos vídeos sobre as componentes do ciclo da água, construção dos layouts das placas virtuais e criação do site. O presente trabalho tem como resultado a criação do site – trilha virtual do ciclo da água e um guia prático de orientação (sequência didática) da trilha virtual para os estudantes e professores em aula remota ou presencial. Conclui- se que, a proposta do desenvolvimento do produto educacional – trilha virtual do ciclo da água, se apresenta com um potencial instrumento pedagógico de aprendizagem para contribuir nas ações educacionais do Projeto Parque Educador e na formação de sujeitos ecológicos libertários, emancipatórios e críticos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrilha virtual do ciclo da água : uma proposta interativa para o ensino das Ciências Ambientais do Parque Ecológico Riacho Fundo – Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiclo hidrológicopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordTrilha digitalpt_BR
dc.subject.keywordCiberculturapt_BR
dc.subject.keywordProjeto parque educadorpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
dc.description.abstract1Water is an essential element for the life of living beings on earth; therefore, it‘s quality and quantity comes along the history being used for many purposes. This way, it was noticed that society needs to be more sensitised on conscious use of this resource. In that context, education shows up as a way for the strengthening of this change under the shape of critical and integrated learning in many school contents and, mainly, about the water cycle. This research is about the comprehension of the methodological process of water cycle virtual trail creation from Ecological Park Riacho Fundo - Distrito Federal, that could strengthen the water theme and unleash an innovative learning process on the hydrological cycle among the students of the Educator Park Project in the brazilian cerrado, as well as, in a specifically way, understand the process of creating the virtual trail of the water cycle as an interactive tool for environmental sciences teaching. However, based on the thought of Systemic Complexity that tells us that one cannot know the whole without understanding the parts that compose it, this research is using a quali-quantitative approach, and would count on the final year elementary schools involved in the environmental and heritage education training in the Riacho Fundo Ecological Park. The study presents four phases of the construction of the virtual trail of the water cycle, such as: technical visits to the ecological park, recording of the videos about the components of the water cycle, construction of the layouts of the virtual boards and creation of the website. The present work has as a result the creation of the website - virtual trail of the water cycle and a practical guide (didactic sequence) of the virtual trail for students and teachers in remote or presential classes. It concludes that the proposal of the development of the educational product - the virtual trail of the water cycle, presents itself as a potential pedagogical learning tool to contribute to the educational actions of the Educator Park Project and the formation of liberating, emancipatory and critical ecological individuals.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:geografiasol@yahoo.com.brpt_BR
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.