Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Júlia Aparecida Devidé | - |
dc.contributor.author | Madeira, Francilene Batista | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T19:44:50Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16T19:44:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
dc.date.submitted | 2018-08-15 | - |
dc.identifier.citation | MADEIRA, Francilene Batista. Habitus, estilo de vida e saúde em universitários de cursos da saúde. 2018. 186 f. il. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41734 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na sociedade contemporânea, discussões sobre estilos de vida (EV) são frequentes no âmbito
da saúde. Conhecer e entender aspectos relacionados aos EV de estudantes universitários de
cursos da saúde se torna relevante não só pela perspectiva dos comportamentos em si, por se
tratar de uma fase da vida com ganho de autonomia e poder de decisão sobre os modos de vida,
mas também por aspectos de determinação social e de visão de mundo presentes durante o
processo de formação universitária. A visão sobre o fenômeno do EV e os padrões de
comportamento desenvolvidos nessa fase tendem a permanecer por toda a vida desses futuros
profissionais promotores de saúde. O presente estudo teve como objetivo refletir sobre os EV
e saúde e fatores associados no contexto universitário, com base na percepção dos estudantes
da área da saúde de uma universidade pública brasileira. A pesquisa triangulou dados obtidos
a partir de métodos mistos, articulando a abordagem quantitativa e qualitativa. A população
estudada foram os estudantes matriculados em sete cursos de graduação presencial em saúde
da Universidade de Brasília, a saber: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Odontologia,
Saúde Coletiva e Educação Física, bacharelado e licenciatura. A abordagem quantitativa foi
exploratória e descritiva, com coleta de dados sociodemográficos e do EV, a partir do
questionário EV Fantástico. Frequências e medidas de tendência central foram apresentadas e
os comportamentos foram analisados por meio de clusters para identificar padrões de
agrupamentos. A abordagem qualitativa foi explicativa e consistiu na realização de grupos
focais em três cursos (Saúde Coletiva, Nutrição e Educação Física), com posterior análise de
conteúdo temática. O EV global dos estudantes dos cursos de saúde foi classificado como bom,
sem diferença significativa por sexo. Os domínios com maior inadequação foram: atividade
física, nutrição, tipo de comportamento, introspecção e sono; com diferenças significativas por
sexo. Mulheres apresentaram melhores escores nos domínios: família e amigos, álcool, fumo e
drogas. Homens foram melhores nos domínios: atividade física, sono, cinto de segurança,
estresse, sexo seguro e introspecção. A análise de cluster revelou a existência de três
agrupamentos de comportamentos: o de EV “muito bom”, formado pela maioria (47,8%) dos
estudantes com comportamentos saudáveis; o de EV “bom”, com 39,3% dos estudantes e
moldado por inadequação dos comportamentos da atividade física, introspecção e
comportamento; e o EV “regular”, com 12,9% de universitários e moldado pela inadequação
dos domínios atividade física, nutrição, tipo de comportamento e consumo de drogas. Os
agrupamentos diferiram significativamente por sexo, local de moradia, escolaridade dos pais,
classe econômica e forma de deslocamento para a universidade. O estudo qualitativo destacou
três categorias: o significado de EV saudável, onde emerge além do paradigma individual de
EV, a percepção de sua construção social e subjetiva; os determinantes, barreiras e facilitadores
desse EV, onde aparecem fatores sociodemográficos e características intrínsecas ao sistema
universitário; e a relação paradoxal entre ser estudante da saúde e ser saudável, onde se destaca
a tensão entre o saber e o fazer no contexto universitário. A triangulação de métodos aponta
convergências e similaridades entre os resultados qualitativos e quantitativos que sugerem a
existência do que poderíamos denominar de habitus universitário, um conjunto de
comportamentos caracterizados pela inadequação dos domínios da atividade física, nutrição,
tipo de comportamento, introspecção e sono que, juntos, favorecem o sofrimento e
adoecimento, em especial o mental, dos universitários. Tais resultadosfornecem elementos para
as análises sobre as relações entre conhecimento, estruturas e processos de formação e as
práticas em saúde na universidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Habitus, estilo de vida e saúde em universitários de cursos da saúde | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes de Ciências da saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hábitos de saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa qualitativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In contemporary society, discussions about lifestyles (LS) are quite frequent in health field. To
know and understand aspects related to LS of students in university health courses is relevant
not only at the perspective of behaviors themselves, as a lifecycle with gain of autonomy and
decision-making power over the LS, but also by the university social determinants and
empirical views presented during formation. LS and behavior patterns developed during youth
tend to remain throughout life of these future health promoting professionals. The study aims
to reflect on LS and health and associated factors in the university context, based on students’
perception from the health area in a Brazilian public university. The research triangulated data
obtained by mixed methods, articulating the quantitative and qualitative approach. The
population studied were students enrolled in seven undergraduate health courses at the
University of Brasília, namely: Medicine, Nursing, Nutrition, Pharmacy, Dentistry, Public
Health and Physical Education, baccalaureate and bachelor's degrees. The quantitative
approach was exploratory and descriptive, with the collection of sociodemographic and, for LS
data, the Fantastic LS Questionnaire was used. Frequencies and measures of central tendency
were presented and the behaviors analyzed through clusters in order to identify patterns. The
qualitative approach was explanatory and consisted in the realization of focus groups in three
courses (Collective Health, Nutrition and Physical Education), with a thematic content analysis.
The overall students’ LS was classified as good, with no significant difference by gender. The
domains with the greatest inadequacy were: physical activity, nutrition, behavior type,
introspection and sleep, with significant differences by sex. Women presented better scores in
the domains: family and friends, alcohol, smoking and drugs. Men did better in: physical
activity, sleep, seatbelts, stress, safe sex, and introspection. The cluster analysis revealed the
existence of three behaviors groups: the "very good" LS, formed by the majority (47.8%) of
students with healthy behaviors; the "good" LS, with 39.3% of the students, and shaped by
inadequacy of physical activity, introspection and behavior type; and "regular" LS, with 12.9%
of university students, shaped by inadequacy of physical activity, nutrition, behavior type and
drug use. The groups differed significantly by sex, place of residence, parental schooling,
economic class and form of travel to the university. The qualitative study highlighted three
categories: the meaning of healthy LS, where the perception of its social and subjective
construction emerges, in addition to the individual LS paradigm; the determinants, barriers and
facilitators of this LS, where sociodemographic factors and characteristics intrinsic to the
university system appear; and the paradoxical relationship between being a health student and
being healthy, where tension between knowing and acting in the university context is
highlighted. The triangulation method shows convergences and similarities between the
qualitative and quantitative results, suggesting the existence of what we might call “university
habitus” - a set of behaviors characterized by the inadequacy of physical activity, nutrition,
introspection and sleep domains. Together, they favor suffering and sickness, especially mental,
of university students. These results provide elements for further analysis of relationships
between knowledge, structures, education processes and health practices in the university. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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