Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Camila Potyara | - |
dc.contributor.author | Farias, Daniela Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T17:36:17Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16T17:36:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-18 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Daniela Gomes de. A política nacional de assistência estudantil nas universidades públicas federais: os desafios ao trabalho profissional dos/as assistentes sociais no âmbito de programas e acessos estudantis. 2021.124 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41724 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de focalização inerente às políticas sociais desempenhadas no capitalismo
e, por consequência também da Política de Assistência Estudantil, suscita debates a
respeito de como tem se efetuado os processos de seleção socioeconômica para
acesso aos Programas da Assistência Estudantil. Para tanto, foi feita a análise de
cinco universidades federais, uma de cada região do país, tendo como critério de
escolha as que têm maior número de estudantes de graduação a fim de conhecer a
realidade de como se apresenta o desenvolvimento dos programas a partir das
especificidades de cada uma delas. Para tanto, foi utilizada pesquisa documental a
partir das normativas institucionais, editais publicados e relatórios de gestão, tendo
como referência o ano de 2019, buscando realizar uma análise a partir da perspectiva
crítico-dialética. Propôs-se reconhecer como estão traçados os objetivos da Política de
Assistência Estudantil, os critérios gerais de seleção, o uso da documentação como
um critério burocrático de exclusão dos discentes aos processos seletivos, como tem
se dado os processos de seleção, por meio da avaliação socioeconômica bem como o
profissional responsável por realizar esta seleção socioeconômica, a qual ocorre,
normalmente, de forma estigmatizada, focalizada, meritocrática e burocrática, voltada,
principalmente à bolsificação dos (as) estudantes, por meio de programas de
transferência de renda. Foi feito, para tanto, um levantamento a respeito dos
programas ofertados em 2019, em cada uma das universidades – Universidade de
Brasília (UnB), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal da Bahia
(UFBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC) - e a respeito da oferta de vagas, no qual evidenciou-se uma
tendência à focalização. Neste aspecto, o estudo socioeconômico como atribuição
privativa do assistente social, não está evidenciado no âmbito das universidades
pesquisadas, sendo delegada como competência a outras categorias profissionais.
Além disso, tal processo avaliativo tem ocorrido de maneira recorrente, semestral ou
anualmente de forma a fiscalizar o público assistidos e descontinuar o acesso ao
direito à política. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A política nacional de assistência estudantil nas universidades públicas federais : os desafios ao trabalho profissional dos/as assistentes sociais no âmbito de programas e acessos estudantis | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades federais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistente social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudo socioeconômico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The focus process inherent to the social policies performed in capitalism and,
consequently also the Student Assistance Policy, raises debates about how the
processes of socioeconomic selection have been carried out to access the Student
Assistance Programs. To this end, an analysis was made of five federal universities,
one from each region of the country, using as criteria the choice of those with the
highest number of undergraduate students in order to understand the reality of how the
programs are developed based on the specificities of each of them. To this end,
documentary research was used based on institutional regulations, published notices
and management reports, with the year 2019 as a reference, seeking to carry out an
analysis from the critical-dialectic perspective. It was proposed to recognize how the
objectives of the Student Assistance Policy are outlined, the general selection criteria,
the use of documentation as a bureaucratic criterion for the exclusion of students from
the selection processes, as has been the case with the selection processes, through
the evaluation socioeconomic as well as the professional responsible for carrying out
this socioeconomic selection, which usually takes place in a stigmatized, focused,
meritocratic and bureaucratic way, aimed mainly at the scholarship of students, through
income transfer programs. Therefore, a survey was made about the programs offered
in 2019, in each of the universities - University of Brasília (UnB), Federal University of
Pará (UFPA), Federal University of Bahia (UFBA), Federal University of Rio de Janeiro
(UFRJ) and Federal University of Santa Catarina (UFSC) in which a tendency to
targeting. In this aspect, the socioeconomic study as a private task of the social worker,
is not evidenced in the scope of the researched universities, being delegated as
competence to other professional categories. In addition, such an evaluation process
has occurred on a recurring, semi-annual or annual basis in order to inspect the
assisted public and discontinue access to the right to politics. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|