Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Faria, Daniel Barbosa Andrade de | - |
dc.contributor.author | Ouriques, Italo Maciel | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T17:07:38Z | - |
dc.date.available | 2021-08-12T17:07:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.citation | OURIQUES, Italo Maciel. Uma coleção de ressentimentos: memória militar sobre 1964. 2019. 129 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41638 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | No período 2003-2004, a Editora Biblioteca do Exército produziu e publicou a segunda iniciativa do
Programa de História Oral do Exército – a coleção 1964 – 31 de março: o movimento revolucionário e
sua história –, a respeito do Golpe Civil-Militar e da Ditadura Militar brasileira. Nas vésperas dos 40
anos do golpe de Estado de 1964, os militares narraram os acontecimentos daquele período à sua
maneira e consoante com o que pensa a instituição. Nesse ínterim, o presente estudo teve por
objetivo compreender como a coletânea foi elaborada e o porquê de os discursos estarem
impregnados de ressentimentos ao rememorar eventos como, por exemplo, o Golpe Civil-Militar. A
fim de analisar as práticas discursivas e estratégias narrativas presentes na referida coleção, levou-
se em consideração o destaque de Gérard Genette acerca dos paratextos editoriais, ou seja, alguns
termos que funcionariam como mediações entre o livro e o leitor, tais como: título, prefácio, orelha do
livro, dedicatória etc. Tais aspectos paratextuais auxiliam na compreensão dos métodos empregados
por aquele projeto editorial, com quem a coleção dialoga ou debate, qual o seu público-alvo, entre
outros aspectos. Ao rememorar os marcos da ditadura militar, os militares expõem afetos, paixões e
sentimentos, buscando construir uma imagem favorável aos 21 anos da ditadura, bem como da
“revolução de 64”. Assim, na análise da coletânea de história oral do Exército, foi possível perceber o
modo como as narrativas, em torno do golpe de 1964, se repetem, sobretudo, em depoimentos de
oficiais superiores e generais que ser formaram na Academia Militar das Agulhas Negras ou que
tiveram algum posto/alguma função naquela instituição. Relatos sobre os sentimentos de patriotismo
e amor à pátria também se sobressaem nos depoimentos, forjando o que, segundo Benedict
Anderson, pode ser considerado como uma “comunidade política imaginada”. No processo de
construção de uma narrativa positiva da instituição, bem como na formação de uma “comunidade
imaginada”, têm-se escolhas entre o que deve ser lembrado ou esquecido. Por fim, para refletir
acerca de sentimentos como, por exemplo, amor, ódio e injustiça nas memórias dos militares, fez-se
uso das contribuições de Pierre Ansart em La Gestion dês Passion Politiques, onde se destaca como
os sentimentos criam vínculos entre indivíduos e a figura de um líder, um grupo, ou mesmo a um
ideal coletivo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma coleção de ressentimentos : memória militar sobre 1964 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória militar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ressentimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Editora Biblioteca do Exército | pt_BR |
dc.subject.keyword | Golpe de Estado de 1964 | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the period 2003-2004, the Army Library Publishing House produced and published the second
initiative of the Army Oral History Program - collection 1964 – 31 de março: o movimento
revolucionário e sua história –, regarding the civil-military coup and Brazilian military dictatorship. On
the eve of the 40th anniversary of the 1964 coup d'état, the military narrated the events of that period
in their own way and according to what the institution thinks. In the meantime, the present study
aimed to understand how the collection was elaborated and why the discourses were steeped in
resentment when recalling events such as the civil-military coup. In order to analyze the discursive
practices and narrative strategies present in this collection, we considered Gérard Genette's
emphasis on editorial paratext, that is, some terms that would function as mediations between the
book and the reader, such as: title, preface, book ear, dedication, etc. Such paratextual aspects help
in understanding the methods employed by that editorial project, with which the collection dialogues
or debates, what is its target audience, among other aspects. Recalling the milestones of the military
dictatorship, the military exposes affections, passions and feelings, seeking to build a favorable image
for the 21st year of the dictatorship, as well as the “revolution of 64”. Thus, in the analysis of the
Army's oral history collection, it was possible to see how the narratives around the 1964 coup are
repeated, above all, in statements by superior officers and generals who were trained at the Agulhas
Negras Military Academy or who had some position / function in that institution. Reports of feelings of
patriotism and love of the country also stand out in the testimonies, forging what, according to
Benedict Anderson, can be considered as an "imagined political community." In the process of
building a positive narrative of the institution, as well as in forming an “imagined community,” there are
choices between what must be remembered or forgotten. Finally, to reflect on feelings such as love,
hatred and injustice in the memoirs of the military, Pierre Ansart's contributions to La Gestion dês
Passion Politiques were used, highlighting how feelings create bonds between individuals and the
figure of a leader, a group, or even a collective ideal. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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