Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lazzarotti Filho, Ari | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Daniel Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-06T13:03:20Z | - |
dc.date.available | 2021-08-06T13:03:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-31 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Daniel Silva. Atividades e saberes dos professores de Educação Física escolar. 2021. 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41588 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação teve como objetivo geral compreender as atividades
desenvolvidas pelos professores de Educação Física escolar e como objetivos específicos analisar as
atividades de professores de Educação Física escolar e relacionar os saberes e as fontes de aquisição
inerentes a essas atividades. Utilizou-se principalmente as atividades dos professores de Sacristán
(2000) e os saberes docentes de Tardif (2007). A pesquisa se dividiu em dois momentos de coleta de
dados. No primeiro momento, foi enviado um questionário estruturado para professores da região
metropolitana de Goiânia. Dos 113 professores que responderam o questionário, foi entrevistado um
recorte de 12 professores de perfis distintos. A análise de dados foi embasada por Amado (2013). Os
dados apontam que os professores de Educação Física possuem três núcleos principais de atividades:
de ensino; de relação, coordenação e gestão; de eventos escolares. Percebeu-se também que as
atividades possuem saberes e fontes de aquisição ligadas a elas. Por fim, pode-se dizer que os
professores de Educação Física possuem diversas atividades em sua prática docente que são
permeadas por saberes e fontes de aquisição. Além disso, as próprias atividades são saberes que os
professores constroem durante sua rotina de trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Atividades e saberes dos professores de Educação Física escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades dos professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de Educação Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | This master’s thesis' main objective is to understand the activities
developed by the school's Physical Education teachers and the particular objectives are to analyze
these activities and relate the knowledge and sources of acquisition inherent to them. Teacher's
activities by Sacristán (2000) and teaching knowledge by Tardif (2007) were principally used. For
that/Therefore, there were two moments of data collection for the research. Firstly, a questionnaire was
sent to Goiânia's metropolitan area teachers. From 113 teacher's that participated in this part, a cutout
was made, and 12 teacher's with different profiles were interviewed. The data analysis was grounded
by Amado (2013). The data presents that Physical Education teachers have three main activities:
teaching; relationship, coordination and management; and school events. It was also noticed that these activities have knowledge and sources of acquisition linked to them. At last, it can be said that Physical
Education teachers have miscellaneous activities in their teaching practice that are based by knowledge
and sources of acquisition. Furthermore, the activities themselves are knowledge that teachers build
during their work routine. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|