Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Matsumoto, Roberta Kumasaka | - |
dc.contributor.author | Abreu, Glauber Gonçalves de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-06T13:00:34Z | - |
dc.date.available | 2021-08-06T13:00:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-23 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Glauber Gonçalves de. Mediador-cartógrafo de uma cena mediada: teatralidade, performatividade e invenção em obras contemporâneas do eixo RJ-SP-DF. 2021. 147 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41587 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa consiste na investigação de um mediador-cartógrafo acerca das pistas produzidas
por obras que agenciam a noção de mediação na própria cena, fazendo referência a obras de
arte e a outros estudos teóricos e ressaltando a performatividade e a teatralidade do próprio
processo criativo. São obras criadas no contexto geográfico do eixo RJ-SP-DF entre 2004 e
2019, as quais reunimos sob o termo cena mediada. O objetivo da pesquisa é ressaltar a
mediação como prática inventiva alinhada à cartografia e capaz de aprender com a própria cena
a pensar e a compor. A cartografia configura-se como um método desviante do modelo da
representação e estabelece uma política cognitiva no agenciamento das pistas, dos documentos
e dos autores. A produção filosófica de DELEUZE e GUATTARI, em especial a noção de Corpo
sem Órgãos, além de fomentar a própria definição da cartografia como método, contribuiu na
discussão de determinados aspectos da teoria teatral que foram mobilizados em torno da ideia
de teatralidade e performatividade. Além da revisão bibliográfica, foram cartografados
documentos produzidos pelas obras — incluindo o registro filmado das peças na íntegra,
fragmentos dos processos criativos, textos dramáticos, críticas publicadas sobre elas e um perfil
no aplicativo Instagram. Foram realizadas, ainda, cinco entrevistas-conversas com atores e
atrizes criadores das obras estudadas, revelando seu engajamento em processos criativos de
natureza profundamente cartográfica e apontando possibilidades inventivas para práticas
docentes ligadas à cena. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mediador-cartógrafo de uma cena mediada : teatralidade, performatividade e invenção em obras contemporâneas do eixo RJ-SP-DF | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatralidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Invenção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ideia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Palavra | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study is led by a mediator-cartographer investigating trails of plays which assemble the
practice of artistic mediation within the scene itself. Such plays are characterized by mentioning
other art works, quoting theoretical material not necessarily written to be performed and revealing
how performative and theatrical processes are themselves. They happen to be created between
2004 and 2019 in a geographical context which includes the so-called RJ-SP-DF axis, and have
been designated under the term mediative stage. We aim at describing mediation as an inventive
practice familiar to cartography and open to learn from theatre itself how to think and compose.
Cartography is a deviant method if compared to representational models. It establishes its own
cognitive politics through the assemblage of trails, documents and authors. DELEUZE and
GUATTARI contribute to describe cartography as a method and also to approach specific aspects
concerning the idea of theatricality and performativity in the field of theatrical theory. Body without
Organs is a key notion for such operation. Apart from literature review, we have studied
documents produced by those plays – including full versions captured in video, fragments from
the working room, copies of the text, reviews and one Instagram account. We have also video-
recorded five interviews-conversations with the actors, revealing their commitment to deeply
cartographic process and suggesting inventive possibilities to teaching practices in theatre
schools. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|