Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41516
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ManuelCarlosMarquesMontenegroLopesdaCruz.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Ormezinda Maria-
dc.contributor.authorMontenegro, Manuel Carlos-
dc.date.accessioned2021-07-28T14:02:26Z-
dc.date.available2021-07-28T14:02:26Z-
dc.date.issued2021-07-28-
dc.date.submitted2021-05-19-
dc.identifier.citationMONTENEGRO, Manuel Carlos. Poesia, professor?: reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia. 2021. 81 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41516-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho apresentam-se as reações de dois estudantes de uma escola da periferia de Brasília/DF a uma experiência pedagógica de identificação do universo temático mínimo concebido por Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido. Inspirado pela dialogicidade do modelo freiriano, o estudo relata parte do processo e dos resultados da concretização da proposta empírica, empreendida no segundo semestre de 2020 por este professor-pesquisador e uma turma do terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Devido as circunstâncias impostas pela pandemia de Covid-19, a experiência foi mediada em plataforma de ensino remoto e referenciada e nas metodologias ativas de ensino de língua portuguesa de Ormezinda Ribeiro, sala de aula virtual e escrita criativa. Os dados colhidos serão apresentados sob uma perspectiva fenomenologica, interessada nos traços autobiográficos revelados pe os sujeitos na interação com temas geradores propostos em poemas líricos produzidos por poetas da periferia de Brasília.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePoesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFreire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia do oprimidopt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordEpidemiaspt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensino-
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work presents how students of a public school located on an impovenshed area on the outskirts of Brasília / DF reacted to a pedagogical experience of identifying their thematic universe as defined by Paulo Freire in Pedagogy of the Oppressed. Inspired by Freire's concept of dialogicity the study reports part of the process and results of the empirical project I carried out as researcher and teacher of a High School-level class in Youth and Adult Education (EJA). Due to the circumstances imposed by the Covid-19 pandemic the experience was mediated through a remote-teachmg platform and referenced in Ornezinda Ribeiros active methodologies of virtual classroom and Creative writing. The collected data are presented from a phenomenological perspective interested in the autobiographical traits revealed by this study's subjects in interaction with generating themes proposed in lync poems written by poets from Brasília's impovenshed suburbs.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:montenegro.unb@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.