Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Sílvia Maria Ferreira | - |
dc.contributor.author | Silva, Elizamar Gomes da | - |
dc.contributor.author | Xakriabá, Wakõdi | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T12:09:38Z | - |
dc.date.available | 2021-07-14T12:09:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-14 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elizamar Gomes da. Seguindo a mandioca: saberes e práticas agrícolas do Povo Tupinambá da Serra do Padeiro. 2019. 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais)—Universidade de Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41410 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se refere a um encontro entre uma mulher indígena Xakriabá, professora, e
o povo indígena Tupinambá. Esse encontro foi marcado pelo acolhimento e abertura aos
Outros e suas ancestralidades. Tratará da potência do sistema agrícola tradicional dos
Tupinambás e como todo esse conhecimento poderá potencializar a escola das
comunidades. Então, busca relacionar os espaços de aprendizados tradicionais e a
educação escolar indígena. Para desenvolver esta pesquisa foi utilizada a pesquisa
qualitativa que pretende abordar os conceitos, valores e práticas. Sendo que esta pesquisa
foi desenvolvida por uma indígena, portanto, os caminhos trilhados são de uma pesquisa
engajada e entrelaçada nos saberes dos anciãos locais os quais foram abrindo os caminhos
trilhados. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Seguindo a mandioca : saberes e práticas agrícolas do Povo Tupinambá da Serra do Padeiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Índios Tupinambá | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistemas agrícolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study refers to a meeting between an indigenous Xakriabá woman, a teacher, and
the Tupinambá indigenous people. This meeting was marked by the welcoming and
openness to others and their ancestry. It will deal with the power of the Tupinambás
traditional agricultural system and how all this knowledge can enhance the school of the
communities. Then, it seeks to relate traditional learning spaces and indigenous school
education. To develop this research, qualitative research was used, wich intends to
address concepts values and practices. Since this research was developed by an
indigenous woman, therefore, the paths taken are of an engaged and intertwined research
in the knowledge of the local elders who were opening the paths. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|