Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Danglei de Castro | - |
dc.contributor.author | Lara, Bárbara Leite | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T22:02:02Z | - |
dc.date.available | 2021-06-30T22:02:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-14 | - |
dc.identifier.citation | LARA, Bárbara Leite. L’utilisation de bandes dessinées comme outil dans l’inclusion culturelle des migrants étrangers en France. 2020. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41325 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata da utilização das histórias em quadrinhos, como instrumento pedagógico na inclusão
cultural dos migrantes estrangeiros na sociedade francesa. Nos últimos anos, a imigração para os
países europeus tem vindo a aumentar constantemente. O ensino na língua não materna e nas
diferentes culturas associadas às questões socioeconómicas constituem um obstáculo importante à
integração dos migrantes. A falta de conhecimento da literatura, do cinema, da música, da política, dos
costumes, etc., vem juntar-se à dificuldade de integração. Podemos ver que apenas a aprendizagem
da gramática e do vocabulário é insuficiente. O conhecimento da cultura é extremamente importante
para favorecer a interação entre os migrantes estrangeiros e as outras pessoas que convivem numa
mesma sociedade. Partindo desta problemática, o principal objetivo deste trabalho é analisar a
utilização de histórias em quadrinhos como parte de uma aprendizagem mais fácil e interativa, da
inclusão dos migrantes na sociedade francesa e do ensino do francês língua estrangeira. Faremos uma
abordagem sobre as competências inter e multiculturais na formação dos formadores seguindo a
apresentação de uma sequência pedagógica que utiliza o álbum "Uma aventura de Astérix, 5: Le tour
de Gaule d’Astérix" como dispositivo facilitador. No final, apresentaremos uma análise linguística,
cultural e histórica dos elementos presentes no álbum. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.language.iso | Francês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | L’utilisation de bandes dessinées comme outil dans l’inclusion culturelle des migrants étrangers en France | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | História em quadrinho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multiculturalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de formadores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão de migrantes estrangeiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Francês como língua estrangeira (FLE) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | François, Dora | - |
dc.description.abstract1 | This brief deals with the use of comics as an educational tool in the cultural inclusion of foreign migrants
in French society. In recent years, immigration to European countries has been steadily increasing.
Education in another language and the different cultures associated with socio-economic issues are a
major obstacle to the integration of migrants. The lack of knowledge of literature, cinema, music, politics,
customs, etc., adds to the difficulty of integration. We can see that only the learning of grammar and
vocabulary is insufficient, the knowledge of culture is extremely important to the interaction between
foreign migrants and other cohabiting persons of the same society. Based on this problem, the main
objective of this work is to analyse the use of comics in the context of easier and interactive learning,
the inclusion of foreign migrants in French society and the teaching of French as a foreign language.
We will take an approach on inter and multicultural skills in the training of trainers by following the
presentation of an educational sequence that uses the album “An Asterix Adventure, 5 : Asterix’s Gaul
Tour” as a facilitator. At the end, we will present a linguistic, cultural and historical analysis of the
elements present in the album. | pt_BR |
dc.contributor.email | barbarallara@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|