Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Silva, Ana Tereza Reis da | - |
dc.contributor.author | Soares, Iassana Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-09T17:29:19Z | - |
dc.date.available | 2021-06-09T17:29:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Tereza Reis da; SOARES, Iassana Rodrigues. A diversidade cultural como potência pedagógica: do encontro à educação intercultural. Roteiro, Joaçaba, v. 46, e24767, 2021. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24767. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24767. Acesso em: 9 jun. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41134 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo, analisamos a diversidade cultural e os encontros interculturais que tomam lugar na Escola Classe Sítio das Araucárias, situada na Rota do Cavalo, Sobradinho-DF. A pesquisa empírica que informa o artigo foi realizada ao longo do ano de 2019 por meio de entrevistas e rodas de conversa junto à equipe docente da Escola e de observação participante junto às famílias que habitam na região, em seus espaços coletivos e territórios de vivências. A partir desses dois procedimentos metodológicos, analisamos a feição da diversidade cultural que constitui a Rota do Cavalo e as formas pelas quais ela têm sido, ao mesmo tempo, afirmada, negada, marcada e comungada no contexto escolar. Com base nisso, analisamos os desafios pedagógicos que brotam do convívio com a diferença, bem como indicamos algumas potencialidades que o encontro intercultural aponta com vistas à construção de uma educação intercultural criticamente orientanda. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A diversidade cultural como potência pedagógica : do encontro à educação intercultural | pt_BR |
dc.title.alternative | The cultural diversity as pedagogical power: from the meeting to the intercultural education | pt_BR |
dc.title.alternative | La diversidad cultural como potencia pedagógica: del encuentro a la educación intercultural | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diálogo intercultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação intercultural | pt_BR |
dc.rights.license | Revista Roteiro - Declaração de Direito Autoral - Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional (CC BY). Fonte: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24767. Acesso em: 9 jun. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18593/r.v46i.24767 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this article, we analyze the cultural diversity and intercultural encounters that take place at the school Escola Classe Sítio das Araucárias, located in Rota do Cavalo, Sobradinho-DF. The empirical research that informs the article was carried out throughout 2019 by means of interviews and rounds of conversation with the School’s teaching staff and by means of participant observation with families iving in the region, in their collective spaces and territories of experiences. Based on these two methodological procedures, we analyze the cultural diversity that constitutes the Horse Route and the ways in which it has been, at the same time, affirmed, denied, marked and shared in the school context. Based on this, we analyze the pedagogical challenges that arise from living with difference, as well as indicate some potentials that the intercultural encounter points out with a view to building a critically oriented intercultural education. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En este artículo analizamos la diversidad cultural y los encuentros interculturales que tienen
lugar en la escuela Escola Classe Sítio das Araucárias, ubicada en Rota do Cavalo, Sobradinho-DF. La
investigación empírica que informa el artículo se realizó a lo largo de 2019 a través de entrevistas y
rondas de conversación con el profesorado de la Escuela y a través de observación participativa
con las familias residentes en la región, en sus espacios colectivos y territorios de vivencias. A partir
de estos dos procedimientos metodológicos, analizamos la diversidad cultural que constituye la Ruta
del Caballo y las formas en que ha sido, al mismo tiempo, afirmada, negada, marcada y compartida en
el contexto escolar. En base a esto, analizamos los desafíos pedagógicos que surgen de vivir con la
diferencia, así como señalamos algunas potencialidades que apunta el encuentro intercultural con miras
a construir una educación intercultural de orientación crítica. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8204-0732 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5088-4535 | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|