Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40930
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Covid-19AmbitoQuestões.pdf349,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Paulo Gabriel Franco dos-
dc.contributor.authorCosta, Natália Cristine Carlos-
dc.contributor.authorBrito, Ariel Lima-
dc.date.accessioned2021-05-17T22:10:47Z-
dc.date.available2021-05-17T22:10:47Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSANTOS, Paulo Gabriel Franco dos; COSTA, Natália Cristine Carlos; BRITO, Ariel Lima. Covid-19 no âmbito das questões sociocientíficas: modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 26, n. 1, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2069. Acesso em: 17 maio 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40930-
dc.description.abstractDiante do cenário atual de pandemia do coronavírus (Covid-19) pesquisadores dos mais variados segmentos das ciências têm se mobilizados para compreender a problemática, traçar estratégias de combate e supressão do contágio, bem como atenuar as consequências que, conforme experiência nacional e internacional, têm afetado drasticamente a vida da sociedade. Como professores, futuros professores e pesquisadores da área de ensino de ciências nos sentimos mobilizados a tratar a problemática a partir do ponto de vista das Questões Sociocientíficas (QSC). Dessa forma, este artigo busca delinear a problemática sob a perspectiva das QSC, definindo os aspectos controversos, e indicar possibilidades para o seu tratamento no âmbito escolar, evidenciando perspectivas formativas e metodológicas, entendendo este como um compromisso político e ético. Em tempos de crise, é fundamental mobilizarmos nossos conhecimentos em prol de seu entendimento, análise, crítica e superação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherInstituto de Física - UFRGSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCovid-19 no âmbito das questões sociocientíficas : modelando a problemática e traçando possibilidades educacionaispt_BR
dc.title.alternativeCovid-19 in the scope of socioscientific issues : modeling the problem and outlining educational possibilitiespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.rights.license(CC BY NC)pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127pt_BR
dc.description.abstract1In view of the current coronavirus pandemic scenario (Covid-19), researchers from the most varied segments of the sciences have been mobilized to understand the problem, outline strategies to combat and suppress contagion, as well as mitigate the consequences that, according to national and international experience, have dramatically affected the life of society. As teachers, future teachers and researchers in the field of science education, we feel mobilized to address the issue from the point of view of Socio-Scientific Issues (SSI). Thus, this article seeks to delineate the problem from the perspective of the SSI, defining the controversial aspects, and to indicate possibilities for its treatment in the school context, showing formative and methodological perspectives, understanding this as a political and ethical commitment. In times of crisis, it is essential to mobilize our knowledge in order to understand, analyze, criticize and overcome it.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Covid-19

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.