Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cornelli, Gabriele | - |
dc.contributor.author | Corrêa, Ana Carolina Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T22:56:07Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T22:56:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-09 | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Ana Carolina Lima. A integração ao cosmos em Marco Aurélio e a dimensão ontológica da pintura moderna. 2020. 79 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40886 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação visa indicar uma relação entre os exercícios espirituais em Marco Aurélio, e a prática artística da pintura moderna de Paul Cézanne e Paul Klee. Para tanto, apresenta-se o conceito de exercícios espirituais em Marco Aurélio, segundo Pierre Hadot. Apresentamo-lo na busca pela compreensão de uma atitude estética moderna. Retornamos aos filósofos antigos por Hadot para realizar uma aproximação entre o olhar do filósofo e o do artista na observação do mundo, concebendo a atividade pictórica como um exercício ético, estético e existencial. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A integração ao cosmos em Marco Aurélio e a dimensão ontológica da pintura moderna | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exercícios espirituais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hadot, Pierre, 1922-2010 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pintura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte moderna | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to propose a relationship between the spiritual exercises in
Marco Aurelio and the artistic practice of modern painting by Paul Cézanne and
Paul Klee. Pierre Hadot's theory of spiritual exercises is presented as applied to
Marco Aurelio's writings in the search for a connection that promotes an
understanding of a modern aesthetic. Therefore, the return to the ancient through
Hadot shows the philosopher's gaze as similar to the artist's gaze in order to
conceive pictorical activity closely as an ethical, aesthetic and existential
exercise. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Metafísica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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