Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gontijo Junior, Wilde Cardoso | - |
dc.contributor.author | Segatti, Diogo Lourenço | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T01:12:55Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T01:12:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.citation | SEGATTI, Diogo Lourenço. Enfrentamento de crise hídrica em região metropolitana: estudo de caso do Alto Meia Ponte, Goiás, 2018. 2020. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40867 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A “Lei das águas” trouxe para a gestão hídrica Brasileira o viés da descentralização e
participação da sociedade na tomada de decisões. É de responsabilidade dos Estados,
sociedade civil e usuários a governança sobre as águas, porém, apesar de todas as
responsabilidades definidas, ainda nos deparamos com a ocorrência de crises hídricas.
Historicamente, as populações se instalam nas proximidades de fontes de água e de
locais que possibilitem o seu desenvolvimento. Sendo assim, podemos observar que os
locais com presença de rios, terras agricultáveis, proximidades de centros urbanos e
econômicos são atrativos e podem se transformar em áreas densamente povoadas,
exigindo cada vez mais dos corpos hídricos seja para captação, consumo ou diluição dos
diversos tipos de efluentes. Nesse sentido, a demanda por água tem sido cada vez maior
nas capitais brasileiras e na capital de Goiás, Goiânia, não tem sido diferente. Cerca de
50% da população do Estado concentra-se na Região Metropolitana. O abastecimento
da capital encontra-se em risco à medida que a quantidade de água disponível em um de
seus principais mananciais - o rio Meia Ponte – passou por situações críticas nos
recentes anos. Recorrentemente na estação seca, a quantidade de água que chega a esse
sistema de abastecimento é menor do que sua vazão outorgada para o abastecimento
público. Em 2016 e 2017, por exemplo, a vazão remanescente no rio a partir dessa
captação não foi respeitada. A vazão foi reduzida chegando algumas vezes a cortar o
fluxo no trecho imediatamente a jusante. Em 2018, o Governo de Goiás decidiu
protagonizar um plano de enfrentamento da crise hídrica com o objetivo de não permitir
a falta de água na capital e tentar equalizar os demais usos, atenuando os conflitos entre
os usuários da bacia do Alto Meia Ponte A apresentação dessa experiência e uma
avaliação dessa metodologia são os objetivos deste trabalho. Serão elencadas e
analisadas as ações deflagradas a fim de apresentar o método de trabalho empregado,
em especial quanto à identificação da crise por meio da coleta de dados hidrológicos, a
interpretação desses dados, o entendimento da situação dos usos, a realização de
campanhas de fiscalização, a promoção da ação integrada dos componentes do sistema
estadual de gerenciamento de recursos hídricos e o envolvimento efetivo dos membros
do comitê de bacia. Tendo em conta os aspectos positivos e negativos dessa experiência,
propõe-se metodologia para o enfrentamento de crises hídricas correlatas, com ações de
curto, médio e longo prazo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA ) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Enfrentamento de crise hídrica em região metropolitana : estudo de caso do Alto Meia Ponte, Goiás, 2018 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de recursos hídricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crise hídrica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rio Meia Ponte | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The “Water Law” brought to the Brazilian water management the bias of
decentralization and the society participation in making decisions. It is the
government's responsibility, civil Society and users to govern over water, however,
despite all the defined responsibilities, we are still faced with the occurrence of water
crises. Historically, populations have settled in close proximity to abundant water
sources and places that allow their development. Therefore, we can see that places
with the presence of large rivers, agricultural land, close to urban and economic
centers are attractive and it can become densely populated areas, demanding more
and more from water bodies, whether for the catchment, consumption or dilution of
different types of effluents. In this sense, the demand for water has been increasing in
Brazilian capitals and in the capital of Goiás, Goiânia, it has not been different. About
50% of the state's population is concentrated in the Metropolitan Region. The capital
supply is at risk as the amount of water available in one of its main sources - the Meia
Ponte River - has gone through critical situations in recent years. Recurrently in the dry
season, the amount of water that reaches this supply system is less than the flow
granted to the public supply. In 2016 and 2017, for example, the remaining flow in the
river from this catchment was not respected. The flow was reduced, sometimes cutting
the flow in the section immediately downstream. In 2018, the Government of Goiás
decided to carry out a plan to deal with the water crisis in order to prevent the lack of
water in the capital and try to equalize the other uses, mitigating conflicts between
users of the Alto Meia Ponte basin. The presentation of this experience and an
evaluation of this methodology are the objectives of this work. The actions triggered
will be listed and analyzed in order to present the working method used, especially
regarding the identification of the crisis through the collection of hydrological data, the
interpretation of these data, the understanding of the usage situation, the execution of
inspection campaigns, the promotion of the integrated action of the components of
the state water resources management system and the effective involvement of the
members of the basin committee. Taking into account the positive and negative
aspects of this experience, a methodology is proposed to face related water crises,
with short, medium and long term actions. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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