Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gati, Christiano Del Cantoni | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Cristiane Rosa de Faria | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T14:35:47Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T14:35:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-18 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Cristiane Rosa de Faria. Atividades práticas nas aulas de fisiologia humana no Ensino Médio. 2020. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40851 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Vários estudos têm demonstrado que as atividades práticas auxiliam na aprendizagem dos alunos,
motivando-os e despertando o interesse pelas aulas de Biologia. Atualmente, a maioria das aulas são
teóricas expositivas, levando somente à memorização de conteúdos. As atividades práticas investigativas
contribuem para a melhoria desse quadro, despertando suas diversas inteligências e competências, a
curiosidade e o pensamento crítico, almejando, principalmente, uma aprendizagem relevante para dentro e
fora da escola. Nesta pesquisa foi produzida e aplicada uma sequência didática com aulas práticas sobre o
sistema respiratório com uma abordagem investigativa e que poderá ser utilizada nas aulas de biologia no
ensino médio, auxiliando na construção do modelo do pulmão e na resolução de três situações-problemas
(engasgamento, pneumotórax e crise asmática). A pesquisa foi desenvolvida em um colégio da rede pública
estadual na cidade de Anápolis (GO) com vinte e três alunos da segunda série do ensino médio, que foram
organizados em pequenos grupos na sala de aula. A partir de um problema ou questionamento proposto
pela professora sobre o sistema respiratório, os alunos foram instigados a exporem suas hipóteses,
levantarem e registrarem seus dados, discutirem as ideias com seu grupo e, por fim, comunicarem seus
resultados com a turma, tendo como meta a compreensão do conteúdo e o desenvolvimento de habilidades
cognitivas próprias do conhecimento científico. Para essas etapas, foi utilizado o Ensino por Investigação
como uma Abordagem Didática para a construção da sequência didática, almejando, também, a
Alfabetização Científica. Os resultados demonstraram uma possibilidade na melhoria do desempenho dos
estudantes tanto na motivação e no interesse quanto na aprendizagem do conteúdo trabalhado de forma
investigativa, pois visava o protagonismo dos alunos. Em relação às respostas ao questionário aplicado, os
resultados mostraram o aumento na atenção dos estudantes, melhora no entendimento dos conceitos, na
capacidade de relacionar o conteúdo trabalhado com situações cotidianas e com os conhecimentos prévios,
além do da melhora na interação entre os alunos, na motivação e no interesse. Assim, além de aprenderem
conteúdos específicos de forma mais integrada, relevante e contextualizada, também desenvolveram
habilidades envolvidas no saber científico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Atividades práticas nas aulas de fisiologia humana no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fisiologia humana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema respiratório | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Several studies have shown that practical activities help students to learn, motivate and arouse interest in
Biology classes. Currently, most classes are theoretical expositions, leading only to the memorization of
contents. Practical investigative activities contribute to the improvement of this situation, awakening their
diverse intelligences and competences, curiosity and critical thinking, aiming, mainly, for relevant learning
inside and outside the school. In this research, a didactic sequence was produced and applied with practical
classes on the respiratory system with an investigative approach that can be used in biology classes in high
school, assisting in the construction of the lung model and in the resolution of three problem situations
(choking) , pneumothorax and asthmatic crisis). The research was developed in a public school in the city of
Anápolis (GO) with twenty-three students of the second grade of high school, who were organized in small
groups in the classroom. Based on a problem or question proposed by the teacher about the respiratory
system, students were encouraged to expose their hypotheses, raise and record their data, discuss ideas
with their group and, finally, communicate their results with the class, aims to understand the content and
develop cognitive skills typical of scientific knowledge. For these stages, Teaching by Investigation was used
as a Didactic Approach for the construction of the didactic sequence, also aiming at Scientific Literacy. The
results demonstrated a possibility in improving student performance both in motivation and interest and in
learning the content worked in an investigative way, as it aimed at the protagonism of students. Regarding
the responses to the applied questionnaire, the results showed an increase in students' attention, an
improvement in the understanding of concepts, in the ability to relate the content worked with everyday
situations and with previous knowledge, in addition to an improvement in the interaction between students,
motivation and interest. Thus, in addition to learning specific content in a more integrated, relevant and
contextualized way, they also developed skills involved in scientific knowledge. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|