Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40833
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RinaldoJosédeResende.PDF17,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerraz, Marcos Antônio dos Santos Silva-
dc.contributor.authorResende, Rinaldo José de-
dc.date.accessioned2021-05-07T08:48:26Z-
dc.date.available2021-05-07T08:48:26Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.date.submitted2020-10-23-
dc.identifier.citationRESENDE, Rinaldo José de. Ilustração Científica: as imagens são Ciência. 2020. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40833-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA Ilustração Científica é uma forma de representação artística dentro das Ciências e pode ser usada no ensino de seus conceitos. Desde a Antiguidade, a sociedade convive com desenhos como forma de expressão, interação e descoberta de novos saberes, que vão desde a expressão artística até o conhecimento científico. Foram feitas observações no pátio escolar, casa dos alunos, conhecimento prévio doas alunos, visando não só a análise de características das plantas nesses ambientes, mas também estimulando a formação por investigação dos alunos no âmbito de sua realidade, estimulando a capacidade de observação da flora do meio que os cerca. Esta metodologia visa oferecer uma abordagem alternativa àquela que, tradicionalmente privilegia a acumulação de conhecimento somente para realização de provas, o que não agrega valor no despertar crítico, analítico e interpretativo dos estudantes, colaborando assim, com a cegueira Botânica. Verificou-se com base nas narrativas dos alunos e nas ilustrações feitas, que a Ilustração Científica pode colaborar para uma melhor formação por investigação no ensino médio, de modo a refletir de forma eficiente, na formação de um cidadão mais consciente quanto à importância do uso de desenho na identificação das plantas, integrando Biologia e Artes no conhecimento Científico. A presente dissertação propõe verificar o uso da Ilustração por alunos de ensino médio como metodologia facilitadora e norteadora das aulas de Botânica, bem como construção de um manual de produção de caderno de campo para realizar as ilustrações nas aulas de Botânica e de duas sequências didáticas como potenciais instrumentos de letramento e autonomia científica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIlustração Científica : as imagens são Ciênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBotânica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordIlustrações botânicaspt_BR
dc.subject.keywordConhecimento científicopt_BR
dc.subject.keywordRepresentações artísticaspt_BR
dc.description.abstract1Scientific illustration is a form of artistic representation in the Sciences and can be used in the teaching of scientific concepts. Since antiquity, society has made use of drawings as a form of expression, interaction and discovery of new knowledge, ranging from artistic expression to scientific knowledge. The observations were made in the classroom, schoolyard, students home, aiming not only to analyze the characteristics of the plants in their environment, but also to stimulate students' research training in the context of their reality, stimulating the ability to observe the flora of the environment that surrounds them. This appoach is an alternative to the mere accumulation of knowledge that is commonly privileged aiming only the accomplishment of tests, which does not add value in the critical, analytical and interpretive awakening of students. Based on the students' narratives and on the illustrations made, it was found that Scientific Illustration can collaborate for better training by research in high school, in order to reflect efficiently, in the formation of a more aware citizen regarding the importance of use drawing in the identification of plants, integrating Biology and Arts in Scientific knowledge. This dissertation proposes to verify the use of Illustration by high school students as a facilitating and guiding methodology for Botany classes, construction of a field notebook to carry out illustrations in Botany classes and proposes a didactic sequence as a potential literacy instrument and scientific autonomy.pt_BR
dc.contributor.emailrinaldounb@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.