Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferraz, Marcos Antônio dos Santos Silva | - |
dc.contributor.author | Resende, Rinaldo José de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-07T08:48:26Z | - |
dc.date.available | 2021-05-07T08:48:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-23 | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Rinaldo José de. Ilustração Científica: as imagens são Ciência. 2020. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40833 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Ilustração Científica é uma forma de representação artística dentro das Ciências e pode ser usada no ensino de seus conceitos. Desde a Antiguidade, a sociedade convive com desenhos como forma de expressão, interação e descoberta de novos saberes, que vão desde a expressão artística até o conhecimento científico. Foram feitas observações no pátio escolar, casa dos alunos, conhecimento prévio doas alunos, visando não só a análise de características das plantas nesses ambientes, mas também estimulando a formação por investigação dos alunos no âmbito de sua realidade, estimulando a capacidade de observação da flora do meio que os cerca. Esta metodologia visa oferecer uma abordagem alternativa àquela que, tradicionalmente privilegia a acumulação de conhecimento somente para realização de provas, o que não agrega valor no despertar crítico, analítico e interpretativo dos estudantes, colaborando assim, com a cegueira Botânica. Verificou-se com base nas narrativas dos alunos e nas ilustrações feitas, que a Ilustração Científica pode colaborar para uma melhor formação por investigação no ensino médio, de modo a refletir de forma eficiente, na formação de um cidadão mais consciente quanto à importância do uso de desenho na identificação das plantas, integrando Biologia e Artes no conhecimento Científico. A presente dissertação propõe verificar o uso da Ilustração por alunos de ensino médio como metodologia facilitadora e norteadora das aulas de Botânica, bem como construção de um manual de produção de caderno de campo para realizar as ilustrações nas aulas de Botânica e de duas sequências didáticas como potenciais instrumentos de letramento e autonomia científica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ilustração Científica : as imagens são Ciência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Botânica - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ilustrações botânicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conhecimento científico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações artísticas | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Scientific illustration is a form of artistic representation in the Sciences and can be used in the
teaching of scientific concepts. Since antiquity, society has made use of drawings as a form of
expression, interaction and discovery of new knowledge, ranging from artistic expression to
scientific knowledge. The observations were made in the classroom, schoolyard, students
home, aiming not only to analyze the characteristics of the plants in their environment, but also
to stimulate students' research training in the context of their reality, stimulating the ability to
observe the flora of the environment that surrounds them. This appoach is an alternative to the
mere accumulation of knowledge that is commonly privileged aiming only the accomplishment
of tests, which does not add value in the critical, analytical and interpretive awakening of
students. Based on the students' narratives and on the illustrations made, it was found that
Scientific Illustration can collaborate for better training by research in high school, in order to
reflect efficiently, in the formation of a more aware citizen regarding the importance of use
drawing in the identification of plants, integrating Biology and Arts in Scientific knowledge. This
dissertation proposes to verify the use of Illustration by high school students as a facilitating and
guiding methodology for Botany classes, construction of a field notebook to carry out
illustrations in Botany classes and proposes a didactic sequence as a potential literacy
instrument and scientific autonomy. | pt_BR |
dc.contributor.email | rinaldounb@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|