Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Steinke, Valdir Adilson | - |
dc.contributor.author | Andrade, Bárbara Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-07T02:41:26Z | - |
dc.date.available | 2021-05-07T02:41:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-08 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Bárbara Ramos. Conectando a Estação Ecológica de Águas Emendadas: proposta de corredores ecológicos para o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus). 2020. xiv, 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40832 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Cerrado, desde 1970, vem sofrendo significativa supressão da vegetação nativa para a fronteira agrícola. A fragmentação atrelada a perda de habitat faz com os animais selvagens se adaptem a uma matriz antrópica, às vezes, inóspita. O lobo-guará, espécie endêmica do bioma Cerrado, quase ameaçada de extinção, é o maior canídeo da América do Sul, e possui, como muitos outros carnívoros de grande porte, a área de vida grande que varia de 20 a 115 km2. A falta de conectividade em conjunto com a diminuição dos fragmentos florestais têm sido um grande desafio para a dispersão dos lobos-guarás. Rodovias, depois da perda de habitat, são as principais ameaças, devido aos números casos de atropelamento de animais que tentam cruzar as vias de alta velocidade. Uma maneira de aumentar a conectividade e deixar a matriz menos inóspita é a construção de corredores funcionais para uma espécie-focal, de modo que englobe os indicadores ecológicos e antrópicos que interferem o deslocamento da espécie. Portanto, foi proposto nesse trabalho cinco cenários de corredores ecológicos para o lobo-guará no Distrito Federal e entorno, sendo três à noroeste, entre o Parque Nacional de Brasília e a Estação Ecológica de Águas Emendadas, e dois à nordeste, entre a Estação Ecológica de Águas Emendadas e Formosa. Os caminhos priorizaram as notas significativas do resultado geoestatístico do índice de Moran para as variáveis uso da terra, declividade, rodovias, área de preservação permanente (APP) e reserva legal (RL). À noroeste, os valores mais significativos foram para as classes vegetação campestre, savana e floresta, APP, RL e corpos d ́água. À nordeste, as classes mais significativas foram reflorestamento, agricultura e pastagem. De maneira geral, a classe rodovias não foi muito significativa, porém, à noroeste, foi mais significativa para rodovias não pavimentadas e, à nordeste, para rodovias pavimentadas. A conservação dos corredores remanescentes na paisagem à noroeste está acima de 70%. O bom estado de conservação deste lado é devido ao relevo mais dissecado, o que dificulta a mudança de uso da terra. Por outro lado, à nordeste, mais da metade da vegetação já foi suprimida, sendo que o quinto corredor, com o pior dos cenários, não ultrapassa 40% de vegetação nativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Conectando a Estação Ecológica de Águas Emendadas : proposta de corredores ecológicos para o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Índice de Moran | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corredor ecológico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cerrados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fragmentação de habitat | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lobo-guará | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Cerrado, since 1970, has been suffering a significant suppression of native vegetation
to the agricultural frontier. The fragmentation linked to habitat loss causes wild animals to
adapt to an anthropogenic matrix, sometimes inhospitable. The maned wolf, an endemic
species of the Cerrado biome, almost threatened with extinction, is the largest canid in
South America, and has, like many other large carnivores, a large home range from 20 to
115 km2. The lack of connectivity together with a decrease in forest fragments has been a
great challenge for the dispersion of maned wolves. Highways, after habitat loss, are the
main ones causes, due to the number of cases of animals being run over trying to cross as
high-speed roads. One way to increase connectivity and make the matrix less inhospitable
is to build functional corridors for a focal species, so that it encompasses the ecological and
anthropic indicators that interfere with the displacement of the species. Therefore, it was
proposed in this work five scenarios of ecological corridors for the maned wolf in the
Federal District and surroundings, three in the northwest, between the National Park of
Brasilia and the Ecological Station of Águas Emendadas, and two in the northeast, between
the Ecological Station of Águas Emendadas and Formosa Military Training Area. The
paths prioritized as important notes of the geostatistical result of the Moran index for the
variables land use, slope, highways, Permanent Preservation Areas (APP) and Legal
Reserve (RL). In the northwest, the most significants values were for the classes of native
vegetation, savanna and forest, APP, RL and bodies of water. In the northeast, the most
important classes were reforestation, agriculture and pasture. In general, the highways class
was not very significant, however, in the northwest, it was more significant for unpaved
highways and, in the northeast, for paved highways. The conservation of the remaining
corridors in the northwest landscape is above 70%. The good state of conservation on this
side is due to the more dissected relief, which makes it difficult to change land use. On the
other hand, in the northeast, more than half of the vegetation has already been removed, and
the fifth corridor, with the worst scenario, does not exceed 40% of the native vegetation. | pt_BR |
dc.contributor.email | aeh_babi@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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