Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40831
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_KarlaNayraFernandesPereiraCarbonera.pdf5,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O cinema estadunidense no contexto da Guerra Fria : a influência do anticomunismo no surgimento da Nova Hollywood (1946-1967)
Autor(es): Carbonera, Karla Nayra Fernandes Pereira
Orientador(es): Arraes, Virgílio Caixeta
Assunto: Anticomunismo
Cinema
Nova Hollywood
Estados Unidos
Data de publicação: 6-Mai-2021
Referência: CARBONERA, Karla Nayra Fernandes Pereira. O cinema estadunidense no contexto da Guerra Fria : a influência do anticomunismo no surgimento da Nova Hollywood (1946-1967). 2020. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: As disputas pela hegemonia mundial no imediato pós-Segunda Guerra Mundial afetaram a sociedade estadunidense de várias maneiras. Neste trabalho, será abordado como o discurso anticomunista fortaleceu-se e tornou-se uma política de Estado nos Estados Unidos e quais foram os impactos desse discurso na indústria de cinema, Hollywood. No período compreendido entre 1946-1967, o ideário anticomunista teve implicações diretas nas produções fílmicas. Uma delas foi por meio do House Un-American Activities Committee (HUAC), que promoveu uma série de demissões de trabalhadores do cinema por suspeita de “subversão” e que incentivou um esquema de autocensura dentro da indústria. Como fenômeno que permeou de forma generalizada a sociedade estadunidense, o anticomunismo afetou não só a política, mas, também, a economia e a cultura do país. Houve reações contrárias ao ideário anticomunista e, no que tange à produção de cinema, destacaram-se fatores econômicos e legais que permitiram uma importante mudança na forma como o cinema se estruturava e na abordagem de narrativas mais ousadas. Uma das formas de reação por parte dos artistas da indústria cinematográfica foi o surgimento do movimento Nova Hollywood, momento rico do cinema, com novas proposições e novos olhares para se pensar em maneiras alternativas de se fazer cinema.
Abstract: The struggle for world hegemony after World War II has influenced American society in several ways. In this paper, it will be discussed how the anti-communist ideas were encouraged and became state policy in the United States. Furthermore, this paper elaborates on how those ideas impacted the Hollywood film industry. In the period between 1946-1967, the anti-communist ideology had direct implications for film productions. One of them came from the hearings of the House Un-American Activities Committee (HUAC), which promoted many dismissals of the cinema industry. On suspicion of subversion, many workers lost their jobs. Moreover, the movies had to challenge censorship. Such as a phenomenon that diffused all American society, anti- communism also affected the country's economy and culture. Various factors ended up representing opportunities for film productions to be developed without going through institutionalized censorship. The beginning of the New Hollywood movement seized those opportunities by applying new propositions and perspectives to think about alternative ways of filmmaking in the Hollywood film industry.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.