Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Maria de Nazaré Klautau | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Kelly Cristian de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-07T02:17:45Z | - |
dc.date.available | 2021-05-07T02:17:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-12 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Kelly Cristian de Oliveira. Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio. 2020. 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40829 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A aprendizagem dos conceitos de Genética é sabidamente uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Pelo papel que os conceitos desempenham, sua aprendizagem tem sido objeto de muitas investigações. A inserção de modelos didáticos no processo de ensino e aprendizagem pode ser uma maneira de fazer a ressignificação desses conceitos. No presente trabalho, foi analisado o material didático Baralho Genômico para o ensino-aprendizagem dos conceitos de Genética no Ensino Médio. A partir da análise, adequações e aplicação desse material em sala de aula, foi possível fazer a reflexão da prática docente da pesquisadora. Além disso, foram produzidos dois materiais: 1) um vídeo explicativo sobre o Baralho Genômico com sugestões aos professores de modos de aplicação, que está disponível na plataforma do Youtube; 2) um estudo de caso para contextualizar os conceitos trabalhados, com a utilização do mesmo material. A aplicação do material didático em sala de aula facilitou a aprendizagem dos conceitos e também despertou o interesse, promovendo o trabalho em grupo. O estudo de caso permite dar seguimento à aprendizagem fomentando o questionamento, o planejamento e a análise de dados, com base nos fatos descritos em vários cenários, o que possibilita ao estudante usar as etapas da investigação científica. Esse conjunto de materiais didáticos analisados e produzidos forneceram uma nova estratégia de ensino-aprendizagem para os conceitos de Genética, no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem lúdica | pt_BR |
dc.subject.keyword | YouTube | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Genética - estudo e ensino | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Learning the concepts of Genetics is well known to be one of the greatest difficulties faced by
students. Due to the role that these concepts play, their learning has been the subject of many
investigations. The insertion of didactic models in the teaching and learning process can be a way
to reframe these concepts. In this study, the Genomic Deck of Cards didactic material for teaching
and learning the concepts of Genetics in High School was analyzed. From the analysis, adequacy
and application of this material in the classroom, it was possible to reflect on the researcher's
teaching practice. In addition, two materials were produced: 1) an explanatory video on the
Genomic Deck of Cards with suggestions to teachers on how to apply it, which is available on the
YouTube platform; 2) a case study to contextualize the concepts worked on, employing the same
material. The application of this didactic material in the classroom facilitated the learning of
concepts and also aroused interest, promoting group work. The case study enables continuous
learning by encouraging questioning, planning and data analysis, based on the facts described in
the different scenarios, which allows the student to use the stages of scientific investigation. This
set of analyzed and produced didactic materials provided a new teaching-learning strategy on
concepts of Genetics in High School. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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