http://repositorio.unb.br/handle/10482/40767
Título: | Práticas e desafios do ensino de Sociologia no Distrito Federal |
Autor(es): | Cigales, Marcelo Pinheiro Silva, Luca Fonseca de Castro Dantas, Marina Isabel Correia da Silva |
Assunto: | Sociologia - estudo e ensino Professores - formação Currículos Livros didáticos |
Data de publicação: | Nov-2020 |
Referência: | CIGALES, Marcelo Pinheiro; SILVA, Luca Fonseca de Castro; DANTAS, Marina Isabel Correia da Silva. Práticas e desafios do ensino de Sociologia no Distrito Federal. In: ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA, 7., 2020. |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo apresentar os objetivos da pesquisa sobre formação de professores no Distrito Federal. A pesquisa é vinculada ao Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Entre as variáveis analisadas estão: a) formação do professor; b) vínculo de trabalho; c) dificuldades internas referentes a transposição didática e externas referentes as transformações impostas pela transformação curricular, assim como aquelas contingenciais originadas pela Covid19; d) uso do livro didático; e) recursos avaliativos e metodologias de ensino. A metodologia qualitativa prevê a aplicação de questionários via formulário google, assim como entrevista presencial ou remota com professores previamente selecionados. Entre os resultados, o trabalho espera contribuir para o aprimoramento do curso de formação de professores, uma vez que poderá trazer dados empíricos sobre a situação do trabalho pedagógico vivido pelo professorado da disciplina no Distrito Federal. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Sociologia (ICS SOL) |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.