Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Farias, Inez Lopes Matos Carneiro de | - |
dc.contributor.author | Brito, Maurício Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-01T01:50:29Z | - |
dc.date.available | 2021-05-01T01:50:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Maurício Ferreira. Extraterritorialidade normativa no direito marítimo do trabalho. 2020. 245 f., il. Tese (Doutorado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40754 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O regime de trabalho internacional marítimo é caracterizado pela convencionalidade internacional e, também, pelo regramento não estatal, autônomo, reconhecendo-se acordos individuais e coletivos celebrados, ainda que internacionalmente, razão pela qual faz-se necessária a definição de critérios claros para aplicação do direito internacional no trabalho marítimo, seja ele heterônomo ou autônomo, interno ou internacional. Desta forma, a problematização da tese pode ser sintetizada da seguinte maneira: em qual medida possuem as normas de direito internacional do trabalho marítimo eficácia extraterritorial no Brasil? Como problematização relevante pode-se também se perquirir: a extraterritorialidade no direito internacional marítimo fortalece a relação de trabalho marítimo em qual grau? Como metodologia para enfrentar a problematização proposta será realizada pesquisa teórica, doutrinária, jurisprudencial, de direito comparado e estudo de casos. Registre-se que foi analisado minuciosamente caso de grande relevância para a tese, envolvendo conflito normativo, em que houve o resgate de trabalhadores em condições análogas às de escravos em navios de cruzeiro, e foram estudados 172 (cento e setenta e dois) acórdãos do Tribunal Superior do Trabalho, de interesse para esta pesquisa, envolvendo legislação aplicável, trabalho marítimo e direito internacional; por sua vez, com o direito comparado objetiva-se comprovar se existem regras claras, em ordens jurídicas diversas, sobre lei aplicável, jurisdição e circulação de acordos e convenções coletivas em direito marítimo do trabalho. Demonstrou-se a ausência de critérios claros para aplicação da legislação internacional do trabalho marítimo e a dificuldade em se reconhecer a aplicação das normas autônomas extraterritoriais. Como resultado, conclui-se que o regramento aplicável ao contrato de trabalho marítimo internacional será o heterônomo, juntamente como o autônomo, respeitada a liberdade sindical, os princípios da proximidade e da norma mais benéfica para a relação de trabalho em análise, seja ele nacional ou extraterritorial. No tocante à jurisdição, e a despeito da imprescindibilidade de se analisar o regramento interno de cada país de acordo com o caso concreto, em se tratando da jurisdição brasileira, esta poderá ser acionada por trabalhador estrangeiro ou nacional, quando houver proximidade, no caso de o contrato ter sido celebrado ou executado no Brasil, ou se o empregador tiver sede ou representação no Brasil, não sendo aplicável a cláusula arbitral ou de eleição de foro, sendo possível a adoção de uma negociação ou norma autônoma transnacional ou com eficácia extraterritorial, consoante os ditames do livre sindicalismo. Com o reconhecimento da extraterritorialidade normativa no direito marítimo do trabalho será incrementado o patamar mínimo de direitos da pessoa humana trabalhadora, coibindo-se retrocesso social. Conforme a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os quais vêm influenciando as ordens jurídicas ao redor do mundo, mas ainda não ganhou maior relevância na ordem jurídica interna nacional do trabalho marítimo, deverá ser efetivado o trabalho digno de maneira universal, com reconhecimento de normas favoráveis aos trabalhadores marítimos, ainda que extraterritoriais e autônomas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Extraterritorialidade normativa no direito marítimo do trabalho | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Extraterritorialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Normas autônomas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito marítimo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito internacional privado do trabalho | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The international maritime labor regimen is characterized by international conventionality as
well as autonomous, non-state rule, acknowledging individual and collective agreements, even
internationally, therefore it is necessary to define clear criteria for international maritime labor
law enforcement, be it heteronomous or autonomous, intern or international. Thus, the thesis
problem could be synthetized as follows: to which extent do international maritime labor laws
have extraterritorial efficacy in Brazil? As a relevant thesis problem, it may also be inquired:
to which degree does the extraterritoriality of international maritime labor law strengthen
maritime labor relations? As for the methodology to approach the thesis problem put forth, the
research conducted will be theoretical, doctrinal, jurisprudential, and it will regard comparative
law and case studies. It is worth noting that a case of great relevance to this thesis was
meticulously analyzed in which a normative conflict was involved and wherein workersin slave
labor-like conditions in cruise ships were rescued, and other 172 (one hundred seventy-two)
Tribunal Superior do Trabalho (Brazilian Superior Labor Court) judgements of interest to this
research involving enforceable law, maritime labor and international law were studied; the use
of comparative law, in its turn, aims to examine whether there are clear rules, in diverse legal
orders, regarding enforceable law, jurisdiction and circulation of agreements and collective
conventionsin maritime labor law. Absence of clear criteria for the enforcement of international
maritime labor legislation and difficulty in acknowledging the enforcing of autonomous
extraterritorial norms were shown. As a result, the conclusion reached is that the applicable
ruling to the international maritime legal hirings will be the heteronomous one along with the
autonomous one, respecting the freedom of association and protection of the right to organize
convention, proximity principles and the most beneficial norm for the labor relation in analysis,
be it national or extraterritorial. Regarding jurisdiction, despite the indispensability of analysing
the intern rules of each country according to the factual case, when it comes to the Brazilian
jurisdiction, it can be called into action by foreign or national worker, when there is proximity,
if the hiring took place or was executed in Brazil, or if the employer has headquarters or
representation in Brazil, arbitration and forum election clauses not being applicable, it is
possible do adopt an autonomous transnational or extraterritorial effective negotiation or norm,
in accordance with the dictates of freedom of association and protection of the right to organize
convention. With the acknowledgement of normative extraterritoriality in maritime labor law,
the minimum baseline for human workers’ rights will be incremented, inhibiting social
setbacks. In accordance with the 2030 Agenda for Sustainable Development, which has been
influencing legal orders around the world, but which still hasn’t gained major relevance in the
internal national maritime labor legal order, decent work must be universally achieved, with the
acknowledgement of favorable norms for maritime workers, even if they are extraterritorial and
autonomous. | pt_BR |
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