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2020_EdineiCarvalhodosSantos.pdf6,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Kleber Aparecido da-
dc.contributor.authorSantos, Edinei Carvalho dos-
dc.date.accessioned2021-04-28T00:59:09Z-
dc.date.available2021-04-28T00:59:09Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.date.submitted2020-12-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Edinei Carvalho dos. Navegando em águas ancestrais: letramentos em contexto de luta e resistência: uma experiência etnográfica no Quilombo Mesquita - Goiás (GO). 2020. 184 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40679-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa práticas de letramento em diferentes domínios sociais do Quilombo Mesquita, comunidade negra rural situada em Goiás, procurando compreender os usos e os significados locais da escrita (e outras semioses). A pesquisa tem como orientação teórica a abordagem dos Novos Estudos dos Letramentos (BARTON et al., 2000; BARTON e HAMILTON, 2004; SOARES, 2003a e 2003b; STREET, 1984, 2007, 2012, 2014; ROJO, 2009; KLEIMAN, 1995) os fundamentos dos Estudos Sociolinguísticos (BORTONI-RICARDO, 2005; KAL- MAN, 2002; ZAVALA, 2002; GEE, 1996) e os princípios da Linguística Aplicada Crítica (RA- JAGOPALAN, 2003, PENNYCOOK, 1998), dentre outros. Utilizando a metodologia etnográfica, este trabalho contou com a participação de diferentes interlocutores: homens, mulheres, crianças, jovens e adultos moradores da comunidade; alunos/as, professores/as e lideranças locais e envolveu um conjunto variado de instrumentos etnográficos: diário de campo, matriz de práticas, diário de participantes, entrevistas, registros audiovisuais, fotografias, coleta de documentos institucionais e oficinas de letramento. A etnografia na comunidade indica uma diversidade de práticas de letramento articuladas por diferentes experiências da população local em torno da cultura escrita; também aponta para uma variedade de usos, valores, crenças e comportamentos associados ao ato de falar, ler e escrever, revelando, assim, diferentes atividades e formas de acesso à cultura letrada. Mostra, ainda, que os eventos de letramento estão presentes em todos os âmbitos sociais e esferas discursivas, públicas e privadas, que constituem a comunidade (escola, igreja, associação, posto de saúde, comércios etc.), e que as práticas sociais e culturais do povo mesquita perpassam por discursos de letramento: dominantes, locais, vernaculares e de resistência/(re)existência. Finalmente, a pesquisa revela que o trabalho com projetos de letramentos, pensados em uma perspectiva crítica, sociocultural e sociolinguística, constitui uma alternativa profícua no processo de difusão de novas práticas de letramento na comunidade, aproximando conhecimentos escolares e saberes comunitários. Esta pesquisa pretende, assim, contribuir com o reconhecimento da diversidade e pluralidade de letramentos no Quilombo Mesquita e com as diferentes identidades e vozes sociais que emergem em contextos de luta e resistência.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNavegando em águas ancestrais : letramentos em contexto de luta e resistência : uma experiência etnográfica no Quilombo Mesquita - Goiás (GO)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordLetramento - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordSociolinguísticapt_BR
dc.subject.keywordQuilombo Mesquita (GO)pt_BR
dc.subject.keywordExperiência etnográficapt_BR
dc.subject.keywordQuilombos - Goiás (Estado)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSousa, Rosineide Magalhães de-
dc.description.abstract1This research analyses the practices of literacy in different social areas of Quilombo Mesquita, a rural black community from Goiás, Brazil, aiming to understand the local meanings and usa- ges (and other semiosis) of writing. The analysis was guided by the theoretical approach New Literacy Studies (BARTON et al., 2000; BARTON and HAMILTON, 2004; SOARES, 2003a and 2003b; STREET, 1984, 2007, 2012, 2014; ROJO, 2009; KLEIMAN, 1995), the fundamen- tals of Sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2005; KALMAN, 2002; ZAVALA, 2002; GEE, 1996) and the principles of the Critical Applied Linguistics (RAJAGOPALAN, 2003, PENNYCOOK, 1998), among others. Based on an ethnography methodology, this work was carried out by different discussion partners: men, women, children, youth and adult people li- ving in that community; students, teachers and local leaders. It also used a wide set of ethno- graphic tools: field diary, practices matrix, participants’ diaries, interviews, audiovisual records, pictures, institutional documents gathering and workshops of literacy. The community ethno- graphy indicates different practices of literacy, articulated by different experiences of the community people regarding written culture; it also highlights a variety of usages, principles, beliefs and behaviors associated to speaking, reading and writing actions, thus revealing diffe- rent activities and procedures of accessing literate culture. Besides, the community ethnography shows that events of literacy occur in every social contexts and discursive fields, public or pri- vate, which belong to the community (schools, churches, associations, health centers, commer- cial establishments etc); and also that social and cultural practices of Mesquita people run through discursive speeches (dominant, local, vernacular and those regarding resistance/re- existence). Finally, the research reveals that the work performed with projects of literacy, based on a critical, sociocultural and sociolinguistic perspective, constitutes a meaningful alternative in order to disseminate new practices of literacy in the community, bringing school and commu- nity knowledges closer together. Thus, this study aims to contribute the diversity and plurality of Quilombo Mesquita literacies to be recognized, as well as to different identities and social voices that emerge from resistance and fight circumstances.pt_BR
dc.contributor.emaileddnney@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
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