Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Tereza Reis da | - |
dc.contributor.author | Dorneles, Ana Braga | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-26T00:35:33Z | - |
dc.date.available | 2021-04-26T00:35:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-25 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.citation | DORNELES, Ana Braga. Cultivando a pedagogia dos encontros: experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF. 2020. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40639 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) surgem no mundo como movimento
que busca reaproximar agricultoras(os) e coagricultoras(os) a partir de uma economia
solidária. Certa de que o movimento aponta caminhos não somente rumo a alternativas, à
dimensão econômica ou ambiental, a pesquisa analisou a CSA como comunidade de
aprendizagem a partir de duas experiências brasilienses e do Grupo de Gestão da Rede CSA
Brasília. A caminhada metodológica contou com meu engajamento como coagricultora-
pesquisadora, quando pude acompanhar e participar das experiências. Os encontros com
agricultoras(es) e coagricultoras(es) emergiram como metodologia, abrindo caminhos para
esta pesquisa-plantio. Para tanto, as categorias teóricas acionadas neste trabalho foram
“Cultureza”, “Comunidade” e “(Re)pensando economias”, construídas desde perspectivas
decoloniais, sobre as quais busquei reflexionar sobre o dualismo entre cultura e natureza,
ontologias modernas e comunitárias, bem como refletir sobre a construção dos sistemas
econômicos/culturais e suas implicações pedagógicas. Durante a pesquisa, foi ficando
evidente a centralidade que o Encontro ocupa como dimensão pedagógica dentro da
experiência da CSA, principalmente aqueles que ocorrem do Encontro com/entre: Agricultor,
Comunidade, Alimento e Rede. Esses Encontros deram forma à Pedagogia dos Encontros,
desde onde me foi possível colher aprendizagens, trocas e saberes que vêm sendo produzidos
e compartilhados, bem como contradições e desafios que também perpassam essas
experiências. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Cultivando a pedagogia dos encontros : experiências educativas da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília-DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia do encontro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia solidária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processos educativos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Community Supported Agriculture (CSA) arise in the world as a movement that seeks the
reconnection of farmers and co-farmers from a solidary economy. With certainty that the
movement points not only the paths towards alternatives to the economic or environmental
dimension, the survey looked at the CSA as a learning community from two experiences
located in Brasília and of the CSA Brasília Network Management Group. The
methodological journey was supported by me being a engaged co-farmer-researcher, while I
was able to accompany and participate in the experiences. The meets with the farmers and
co-farmers to emerged as a methodology, paving the way for this research-planting.
Therefore, the theoretical categories ationed in this work were “Cultureza”, “Community”
and “(Re)thinking economies”, constructed from colonials perspectives, that I seeked to
reflect on the dualism between culture and nature, modern and community ontologies and
also reflect about the construction of the economic/cultural systems and their pedagogical
implications. During the research, the centrality that the Encounter occupies as a pedagogical
dimension became evident within the CSA experience, mainly those that occur from the
Meeting with/between: Farmer, Community, Food and Network. These encounters shaped
the Encounter’s pedagogy, from where it was possible for me to gather learning, exchanges
and knowledge that have been produced and shared just as the contradictions and challenges
that also cross over these experiences. | pt_BR |
dc.contributor.email | anabraga100@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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