Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Nair Heloísa Bicalho de | - |
dc.contributor.author | Costa, Gracianni Guimarães Nunes Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-22T11:25:28Z | - |
dc.date.available | 2021-04-22T11:25:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-22 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-07 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Gracianni Guimarães Nunes Oliveira. Mediação social no contexto escolar: uma pesquisa-ação em e para a educação em direitos humanos. 2020. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40613 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado desenvolveu-se no âmbito da pesquisa em Educação em Direitos Humanos e Cultura de Paz do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania do Centro Avançado de Estudos Multidisciplinares da Universidade de Brasília. Essa pesquisa teve como objeto de estudo as percepções dos docentes da Escola Parque 313/314 sul participante da rede integradora do Plano Piloto/ Cruzeiro sobre curso de formação em mediação social e educação em e para direitos humanos. Foi iniciada com uma introdução onde se contextualiza o campo onde a pesquisa aconteceu e as motivações para que o estudo acontecesse, posteriormente foi dividida em três capítulos. No capítulo 2 apresenta a construção metodológica dessa pesquisa, sendo a pesquisa- ação a metodologia escolhida e justificada nesse capítulo. No capítulo 3 encontra-se o referencial teórico da pesquisa, mediação social, a mediação social voltada para o contexto escolar, a experiência do Projeto Estudar em Paz (NEP), perspectivas positivas de paz e conflito, a necessidade de aprendizado com os conflitos e o cerceamento das violências, apresenta também um breve histórico da educação em direitos humanos no Brasil e a sua importância nos processos de mediação e emancipação dos estudantes. O capítulo 4 apresenta e analisa os dados coletados por intermédio de questionário aplicado aos participantes e da transcrição de grupo focal realizado com os participantes. A dissertação encerra-se nas considerações finais, com uma reflexão sobre o momento histórico vivenciado no Brasil, político e de pandemia, fazendo um balanço da percepção dos docentes em relação aos temas trabalhados durante a pesquisa, críticas e sugestões para início de novos ciclos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mediação social no contexto escolar : uma pesquisa-ação em e para a educação em direitos humanos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conflitos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura de paz | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emancipação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master's thesis was developed in the scope of research in Education in Human Rights and
Peace Culture of the Postgraduate Program in Human Rights and Citizenship of the Advanced
Center for Multidisciplinary Studies at the University of Brasília. This research had as scope
of study the perceptions of the teachers of Escola Parque 313/314 Sul participating in the
integrating the Plano Piloto / Cruzeiro integrating network regarding the training in social
mediation and education in and for human rights. It started with an introduction where the
field in which the research took place and the motivations for the study to take place was
contextualized, later divided into three chapters. Chapter 2 presents the methodological
construction of this research, with action research being the methodology chosen and justified
in that chapter. Chapter 3 contains the theoretical framework for research, social mediation,
social mediation focused on the school context, the experience of the Study in Peace Project
(NEP), positive perspectives of peace and conflict, the need to learn from conflicts and the
curbing of violence. Also presents a brief history of human rights education in Brazil and its
importance in the processes of mediation and emancipation of students. Chapter 4 presents
and analyzes the data collected through a questionnaire applied to the participants and the
transcription of the focus group carried out with the participants. The dissertation ends with
the final considerations, with a reflection on the historical moment experienced in Brazil,
political and pandemic, taking stock of the perception of teachers in relation to the themes
worked during the research, criticisms and suggestions for the beginning of new cycles. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:gracigabi@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|