Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Soraia Maria | - |
dc.contributor.author | Oliveira Neta, Laura Virgínia Moraes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-20T01:02:50Z | - |
dc.date.available | 2021-04-20T01:02:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-19 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-17 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA NETA, Laura Virgínia Moraes de. Dança para arquivos: processos de criação em dança para diversos suportes. 2020. 212 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40574 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dança para Arquivos é uma tese que propõe refletir sobre processos criativos nas
instâncias da presença, da virtualidade e em ambas, para diferentes suportes. O que fica após
a efemeridade da cena? Laura Virgínia se debruça sobre suas obras, cruzando as memórias
que a constituíram como artista e difusora da arte da dança. A investigação se dá no âmbito da
videodança, do arquivo e nos processos híbridos virtuais e presenciais. Os conceitos de
Lepecki sobre arquivo, de Derrida sobre “Mal de Arquivo”, de Paul Riccouer sobre “Memória
Feliz”, e “Artista-etc” de Basbaum, alinham-se aos métodos de criação de cada obra. O alcance
da variedade de suportes, como dança, performance, escrita, vídeo, áudio, fotografia e arquivo,
se dá no processo do projeto Entrecruzados (Brasília/ 2019). Divulgado quase em tempo real
na rede, gerou desdobramentos e novos conteúdos inspirados no projeto gênese,
demonstrando como o arquivo pode conter, em si, a informação e a sua própria transformação.
Exploro processos criativos contínuos, registros, rastros de documentação e uma memória de
inquietações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dança para arquivos : processos de criação em dança para diversos suportes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquivos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Suportes artísticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Videodança | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Dance for Archives is a thesis that intends to reflect on creative processes within
the instances of presence, virtuality and both together, taylored for diverse platforms.
What remains after the ephemerality of the scene? Laura Virginia examines her collection
of works, crossing the memories which constituted her as an artist and a promoter of the
art of dance. The research was carried out within the scope of the videodance, the archive
and both virtual and in-person hybrid processes. Lepecki's concepts of archive, Derrida’s
on Archives Fever, Paul Riccouer’s on Happy Memory and Basbaum's on Artist-etc,
contribute to the creation methods for each one of her works. The extent of the variety of
platforms, such as dance, performance, writing, video, audio, photography and archiving
takes place in the project “Entrecruzados” (Criss-crossed. Brazil/ 2018). Disclosed almost
in real time on the Internet, it generated ramifications and new contents inspired in the
genesis project, demonstrating how the archive can comprise both information and its
transformation. I explore continuous creative processes, records, documentation tracks
and a memory of restlessness. | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|