Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40502
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AssistenciaEstudantilUniversidade.pdf572,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Jackeline Soares-
dc.date.accessioned2021-04-12T13:25:33Z-
dc.date.available2021-04-12T13:25:33Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLIMA, Jackeline Soares. A assistência estudantil na Universidade de Brasília durante a pandemia do Covid-19. Cadernos Cajuína, v. 6, n. 3, 2021. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/504. Acesso em: 12 abr. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40502-
dc.description.abstractEste artigo trata-se de um relato da experiência de trabalho na assistência estudantil da Universidade de Brasília durante a pandemia do Covid-19 em 2020. O período estudado (março a setembro) abrange desde a suspensão do funcionamento presencial no campus universitário, às medidas e planejamento de retomada do semestre e o efetivo retorno do período letivo de maneira remota. O objetivo desse relato é realizar um exame reflexivo das ações desenvolvidas para a promoção da assistência estudantil apontando os acertos, ganhos, dificuldades e demais resultados alcançados. Apresenta o processo de implantação do edital inédito de “inclusão digital” que teve a finalidade de assegurar igualdade de oportunidade e isonomia de participação nas aulas onlines da universidade, proporcionando aos estudantes de baixa renda acesso à internet e computador. Utilizou-se a metodologia de observação participante e análise documental na construção do relato de experiência. Avaliou-se como efetivo as ações desempenhadas e os desafios encontrados deverão ser orientadores para repensar o próximo semestre.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherCadernos Cajuínapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA assistência estudantil na Universidade de Brasília durante a pandemia do Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeStudent assistance in the University of Brasília during the Covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordRelato de experiênciapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordAssistência estudantilpt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordInclusão digitalpt_BR
dc.rights.licenseCadernos Cajuína - Direitos autorais 2021 Jackeline Soares Lima - (CC BY NC ND) - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/504. Acesso em: 12 abr. 2021.pt_BR
dc.description.abstract1This article is an experience report about the work in the student assistance at the University of Brasilia during the pandemic of Covid-19 in 2020. The period studied (March to September) englobes from the suspension of presential operation on the university campus until measures and planning for resuming the semester and the effective return of the term remotely. The main objective is to reflex about the actions developed to promote student assistance and check the successes and difficulties. It shows the process of implementing the unprecedented “digital inclusion” that gave to low-income students oportunity and equality in online classes by way of access to te internet and computers. Participatory observation and bibliographic analysis were the Two methodological procedures useds in this experience report. The work performed was evaluated as effective and the challenges encountered should be guiding to rethink the next semester.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Covid-19

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.