Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Reis, Maria da Glória Magalhães dos | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Danilo de Sousa Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T03:14:06Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12T03:14:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-14 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Danilo de Sousa Nascimento. A formação de professore.a.s de Francês língua de integração e inserção (fl2i) dentro de contextos multiculturais a partir da representatividade do imigrante na obra teatral “Même les chevaliers tombent dans l’oubli”. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40494 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desenvolvida dentro do duplo mestrado internacional em Ingénierie de
Formation et Contextes Internationaux e Literatura e Práticas Sociais esta pesquisa
traz uma proposta de formação (TROCMÉ-FABRE, 1999; CUQ, 2002) transdisciplinar
do⋅a⋅s professore⋅a⋅s que atuam ou pretendem atuar no ensino de francês língua de
integração e inserção (ADAMI & LECLERCQ, 2012). A abordagem se dá em um
primeiro momento a partir da análise (SARRAZAC, 2012; HUBERT, 2013; CHALAYE,
2004) do texto dramatúrgico africano de expressão francesa Même les chevaliers
tombent dans l’oubli do autor togolês Gustave Akakpo; em seguida a partir de práticas
do teatro didático e político (PISCATOR, 1968; BRECHT, 1978; BOAL, 1996). Um dos
objetivos é oferecer ferramentas, baseando-se na estrutura de uma Orientação
Didático-Reflexiva (MAGALHÃES DOS REIS & GUIMARÃES, 2017), para que eles
sejam capazes de se preparar para auxiliar imigrantes alófonos na aprendizagem da
língua francesa visando sua inserção em um novo meio sociocultural. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A formação de professore.a.s de Francês língua de integração e inserção (fl2i) dentro de contextos multiculturais a partir da representatividade do imigrante na obra teatral “Même les chevaliers tombent dans l’oubli” | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imigração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engenharia de formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | François, Dora | - |
dc.description.abstract1 | Developed during the double international master's degree in Engineering
training and international contexts and Literature and Social Practices this research
brings a transdisciplinary training proposal (TROCMÉ-FABRE, 1999; CUQ, 2002) of
teachers who work or intend to work in the teaching of French as a language of
integration and insertion (ADAMI & LECLERCQ, 2012). The approach takes place at
first from the analysis (SARRAZAC, 2012; HUBERT, 2013; CHALAYE, 2004) of the
African dramaturgical text in French language Même les chevaliers tombent dans
l'oubli by Togolese author Gustave Akakpo; then from the practices of didactic and
political theater (PISCATOR, 1968; BRECHT, 1978; BOAL, 1996). One of the
objectives is to offer tools, based on the structure of a Didactic-Reflective Orientation
(MAGALHÃES DOS REIS & GUIMARÃES, 2017), so that they are able to prepare
themselves to assist allophone immigrants in learning the French language aiming at
their insertion in a new socio-cultural environment. | pt_BR |
dc.contributor.email | contato@profdanilosousa.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|