Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Souza, Rodrigo Matos de | - |
dc.contributor.author | Lazarini, Twila | - |
dc.contributor.author | González-Monteagudo, José | - |
dc.contributor.author | Barroso-Tristán, José María | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T13:00:58Z | - |
dc.date.available | 2021-04-08T13:00:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-01 | - |
dc.identifier.citation | MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo et al. Migração e educação: um estudo sobre a invisibilização do migrante nas políticas educacionais do Brasil e do Distrito Federal. Arquivos analíticos de políticas educativas, v. 29, n. 24, 1 de mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.29.5540. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/5540/2590. Acesso em: 08 abr. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40452 | - |
dc.description.abstract | Este artigo analisa os dispositivos legais do Brasil e do Distrito Federal para compreender como tais documentos refletem um tipo de percepção sobre os fenômenos de migração, migração irregular e refúgio. Partindo de uma leitura pós-estruturalista, examinamos os documentos em busca de signos e vestígios do sujeito migrante, observando as particularidades, o silêncio e o vazio de seu processo de invisibilização social. Na pesquisa e elaboração do artigo, nos deparamos com diferentes tradições teóricas, em um claro exercício de bricolagem. Por fim, apresentamos nas considerações finais algumas recomendações que consideramos pertinentes para que os fenômenos das migrações internacionais contemporâneas sejam melhor percebidos pela pesquisa educacional e, consequentemente, pelas políticas públicas educacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Arizona State University | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Migração e educação : um estudo sobre a invisibilização do migrante nas políticas educacionais do Brasil e do Distrito Federal | pt_BR |
dc.title.alternative | Migration and education : a study on the invisibilization of the migrant in Brazilian and Federal District educational policies | pt_BR |
dc.title.alternative | Migración y educación : un estudio sobre la invisibilizaciónde los migrantes en las políticas educativas brasileñas y del Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Migração Internacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Migração irregular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Refugiados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY SA) - Este artigo pode ser copiado, exibido, distribuido e adaptado, desde que o(s) autor(es) e Arquivos Analíticos de Políticas Educativas sejam creditados e a autoría original atribuídos, as alterações sejam identificadas e a mesma licença CC se aplique à obra derivada. Mais detalhes sobre a licença Creative Commons podem ser encontrados em https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14507/epaa.29.5540 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article analyses the Brazilian and Federal District legal provisions to understand how such documents reflect a type of perception on the phenomena of migration, irregular migration, and refuge. Starting from a post-structuralist reading, we scrutinize the documents in search of signs and traces of the migrant subject, observing the particularities, the silence, and the emptiness of his process of social invisibilization. In the research and elaboration of the article, we face different theoretical traditions, in a clear exercise of bricolage. Finally, we present in the final considerations some recommendations that we consider pertinent so that the phenomena of contemporary international migrations are better perceived by educational research and, consequently, by educational public policies. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En este artículo se analizan los dispositivos legales de Brasil y del Distrito Federal para comprender cómo esos documentos reflejan un tipo de percepción de los fenómenos de la migración, la migración irregular y el refugio. A partir de una lectura posestructuralista, escudriñamos los documentos en busca de signos y huellas del sujeto migrante, observando las particularidades, el silencio y el vacío de su proceso de invisibilización social. En la investigación y elaboración del artículo, nos enfrentamos a diferentes tradiciones teóricas, en un claro ejercicio de bricolaje. Por último, presentamos en las consideraciones finales algunas recomendaciones que consideramos pertinentes para que los fenómenos de las migraciones internacionales contemporáneas seanmejor percibidos por la investigación educativa y, en consecuencia, por las políticas públicas de educación. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8788-4966 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0068-3126 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3094-8092 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9190-5707 | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|