Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Flávio Santos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Elaine Cristina Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T20:27:09Z | - |
dc.date.available | 2021-03-31T20:27:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-15 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Elaine Cristina Rodrigues. As manipulações do trato vocal na emissão do registro agudo e superagudo do clarone. 2020. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40412 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta o resultado da investigação das manipulações que
ocorrem no trato vocal de claronistas profissionais quando executam o registro agudo e
superagudo, a partir da verbalização de suas experiências pessoais. Descreve as
estratégias utilizadas por claronistas para a aquisição de um controle eficaz sobre o
funcionamento do trato vocal em suas performances. Segundo Alves (2013),
instrumentistas de sopro experts possuem um grande controle sobre o funcionamento do
trato vocal, o que resulta em uma boa qualidade sonora e um domínio relevante na
emissão sonora do instrumento como um todo. Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter
exploratório e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista
semiestruturada. Os participantes foram estimulados a comentar sobre seus processos de
estudo e comunicar suas ações musicais. Os sujeitos foram claronistas profissionais que
possuem experiência como solistas. Os conhecimentos externalizados neste estudo
podem contribuir para que outros claronistas observem os conceitos apresentados,
internalizem e combinem com suas práticas musicais individuais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As manipulações do trato vocal na emissão do registro agudo e superagudo do clarone | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trato vocal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clarone | pt_BR |
dc.subject.keyword | Claronistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performance musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research presents the result of the investigation of the manipulations that occur in
the vocal tract of professional bass clarinet players, when they perform the acute and
super-acute record, based on the verbalization of their personal experiences. It describes
those used by bass clarinet players to acquire an effective control over the functioning of
the vocal tract in their performances. According to Alves (2013), expert wind
instrumentalists have great control over the functioning of the vocal tract, which results
in good sound quality and a relevant domain in the sound emission of the instrument as a
whole. This is an exploratory qualitative research and the instrument used for data
collection was a semi-structured interview. Participants were encouraged to comment on
their study processes and communicate their musical actions. The subjects were
professional bass clarinet players who have experience as soloists. The knowledge
externalized in this study can contribute to other bass clarinet players to observe the basic
concepts, internalize and combine them with their individual musical practices. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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