Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Netto, Menelick de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Vida, Samuel Santana | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-29T17:43:11Z | - |
dc.date.available | 2021-03-29T17:43:11Z | - |
dc.date.submitted | 2018-03-26 | - |
dc.identifier.citation | VIDA, Samuel Santana. Quem dorme com os olhos dos outros, não acorda a hora que quer: colonialidade jurídica, constitucionalismo e direito à liberdade religiosa na diáspora- a cidade negra e os sujeitos constitucionais das religiões de matrizes africanas em Salvador. 2018. 100. f. Dissertação (Mestrado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40386 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa a proposição, tramitação e repercussão político-jurídica do PL
308/2013, apresentado à Câmara Municipal de Salvador, propondo a proibição do uso de
animais em rituais religiosos e sua repercussão junto às religiões de matrizes africanas. Os
dados emergentes da análise indicam a persistência da colonialidade jurídica e do racismo
institucional, disfarçados pelo juridicismo e pelas mitologias jurídicas da modernidade,
configurando uma narrativa sobre o constitucionalismo brasileiro que exclui e silencia o
protagonismo jurídico-político do povo de santo, estabelecendo uma prática constitucional
incapaz de abarcar e reconhecer plenamente o direito à Liberdade Religiosa das
comunidades religiosas de matrizes africanas. A partir da experiência e legado civilizatório e
epistemológico das religiões do atlântico negro e suas estratégias e práticas de resistência e
afirmação, sugere a possibilidade de uma “exuêutica” capaz de revelar a relevância destas na
configuração da cidade negra, em conflito e disputa com a cidade colonial, delimitando o
lócus privilegiado para a identificação e o resgate das experiências silenciadas do
constitucionalismo negro no Brasil. Busca a identificação do processo de construção do
povo de santo como sujeito constitucional insurgente, na resistência histórica e
enfrentamento das restrições e cerceamentos ao exercício do direito fundamental à liberdade
religiosa e a necessidade de deslocamentos na narrativa e prática constitucional orientados
pela interculturalidade, articulando uma perspectiva hermenêutica diatópica que enlace
dialogicamente os legados epistemológicos diaspóricos e decoloniais e a tradição teórica
crítica, desenvolvida no interior da modernidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Quem dorme com os olhos dos outros, não acorda a hora que quer : colonialidade jurídica, constitucionalismo e direito à liberdade religiosa na diáspora- a cidade negra e os sujeitos constitucionais das religiões de matrizes africanas em Salvador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Liberdade Religiosa e Diáspora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Colonialidade Jurídica e Racismo Institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exuêutica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidade Negra e Sujeitos Constitucionais Insurgentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Constitucionalismo Negro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interculturalidade e Hermenêutica Diatópica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Duarte, Evandro Charles Piza | - |
dc.description.abstract1 | This thesis analyses the proposal, legislative process and political and legal repercussion of
the Bill 308/2013, presented to the Legislative Assembly of the city of Salvador, that
proposes the forbiddance of use of animals in religious rituals and its consequences upon the
African Brazilian religions. Emerging analyzed data indicate the persistence of legal
coloniality and institutional racism, disguised by legalism and modern legal mythologies,
which forges a narrative about Brazilian constitutionalism that excludes and silences the
legal and political protagonism of the community of practitioners of African Brazilian
religions, stablishing a constitutional practice which is unable to fully embrace and
recognize their right to Religious Freedom. From the experience and civilizational and
epistemological legacy of Black Atlantic religions and their resistance and affirmative
strategies and practices, this research suggests the possibility of a form of “Eshueutics” able
to reveal their relevance in the configuration of the Black City, in conflict and dispute with
the colonial city, demarcating the privileged locus for identification and rescue of the
silenced experiences of the Black Brazilian constitutionalism. This thesis, finally, searches
the identification of the construction process of the community of practitioners of African
Brazilian religions as insurgent constitutional subjects in the historical resistance and
confrontation with the restrictions and curtailments of the exercise of the fundamental right
of religious freedom as well as the need of displacements in the narrative and constitutional
practice guided by interculturality, articulated with a perspective of diatopical hermeneutics
that dialogically bonds the diasporic and decolonial epistemological legacies and the critical
theoretical tradition developed within modernity. | pt_BR |
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