Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Assis, André Pacheco de | - |
dc.contributor.author | Reis, Alice Pacheco Costa | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-28T23:02:19Z | - |
dc.date.available | 2021-03-28T23:02:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-19 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Alice Pacheco Costa. Simulação numérica tridimensional da escavação do trecho Asa Norte do metrô do DF com tuneladora tipo EPB. 2020. xvi, 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40369 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O aumento significativo da população e a saturação dos espaços nas superfícies observados nos
grandes centros urbanos têm levado a uma utilização cada vez mais acentuada dos espaços
subterrâneos. Devido à grande concentração de construções no espaço urbano, o impacto que
as obras subterrâneas causam na superfície deve ser mínimo. O objetivo deste trabalho é propor
e analisar um método construtivo mais eficiente para a expansão do trecho Asa Norte do metrô
do Distrito Federal. Propõe-se a escavação por tuneladora, pois, no geral, em túneis com
comprimento superior a 4 km, as vantagens de uma escavação por meio de tuneladora
costumam superar as suas desvantagens. O modelo de tuneladora proposto é o EPB. Como sua
principal característica é a estabilização da face por uma mistura formada pelo próprio solo
escavado, seu uso é recomendado em solos com baixa permeabilidade, como argilas e siltes, o
que se encaixa com o perfil do solo de Brasília. A primeira parte desse estudo foi focada em
descrever as principais características de grandes obras subterrâneas em grandes cidades: as
peculiaridades do meio urbano, as condições do maciço neste ambiente e os possíveis cenários
de risco. Depois discutiu-se sobre tuneladoras, apresentando um breve histórico, elementos
gerias e principais tipos existentes no mercado. Em seguida, fez-se uma apresentação do
histórico e das projeções do metrô de Brasília e das características regionais de geologia de
engenharia e geotécnicas da área. Com base nelas características apresentadas, sugere-se um
traçado para o trecho Asa Norte. Por fim, foram escolhidas três seções para a realização da
simulação numérica tridimensional, de maneira que diferentes combinações de camadas do solo
fossem analisadas, e seus resultados foram comparados com a escavação pelo método
convencional (escavação sequenciada) realizada no trecho da Asa Sul. Após analisar o
desempenho de cada seção, a proposta de escavar a linha por meio de uma máquina tuneladora
tipo EPB se confirmou. Mesmo a escavação pelo método convencional apresentando reflexos
na superfície a distâncias menores que a escavação por tuneladora, os recalques finais gerados
pela última foram até 80% menores. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Simulação numérica tridimensional da escavação do trecho Asa Norte do metrô do DF com tuneladora tipo EPB | pt_BR |
dc.title.alternative | Three-dimensional numerical simulation of the excavation of the subway system in Brasilia’s Asa Norte section using a TBM EPB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Obras subterrâneas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metrô - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tuneladora tipo EPB | pt_BR |
dc.subject.keyword | Simulação numérica 3D | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The significant increase in population and the saturation of land area observed in large urban
centers have led to an increasingly accentuated use of underground space. Due to the large
concentration of buildings in the urban area, the impact of underground works on the nearby
structures must be minimal. The objective of this work is to propose and analyze a more
efficient construction method for the expansion of the Asa Norte section of the subway in the
Distrito Federal. Tunneling excavation using a TBM is proposed, as, in general, in tunnels
longer than 4 km, the advantages of using this machine usually outweigh its disadvantages. The
proposed tunneling machine model is EPB. As its main feature is the stabilization of the face
by a mixture formed by the excavated soil itself, its use is recommended in soils with low
permeability, such as clays and silts, which fits with the soil profile in Brasília. The first part of
this study was focused on analyzing the main characteristics of large underground constructions
in large cities: the peculiarities of the urban environment, the conditions of the soil in this
environment and the possible risk scenarios. Afterwards, tunneling machines were discussed,
presenting a brief history, general elements and main types existing on the market. Then, a
presentation was made of the history and projections of the Brasília subway and the regional
characteristics of engineering geology and geotechnics in the area. Based on these
characteristics presented, a route for the Asa Norte section is suggested. Finally, three sections
were chosen to perform the three-dimensional numerical simulation, so that different
combinations of soil layers were analyzed, and their results were compared with the excavation
by the conventional (sequential excavation) method carried out in the Asa Sul section. After
analyzing the performance of each section, the proposal to excavate the line using an EPB
tunneling machine was confirmed. Even with excavation using the conventional method
showing reflections on the surface at shorter distances than using a tunneling machine, the final
settlements generated by the latter were up to 80% less. | pt_BR |
dc.contributor.email | apcreis@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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