Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40366
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LarissaPereiraGonçalves.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRossato, Maristela-
dc.contributor.authorGonçalves, Larissa Pereira-
dc.date.accessioned2021-03-28T21:18:23Z-
dc.date.available2021-03-28T21:18:23Z-
dc.date.issued2021-03-28-
dc.date.submitted2020-12-01-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Larissa Pereira. A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras. 2020. xiii, 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) -- Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40366-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) -- Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa teve por objetivo compreender a dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras e foi fundamentada pela Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural-histórica de González Rey, bem como nos princípios da Epistemologia Qualitativa e da Metodologia Construtivo-Interpretativa. O valor heurístico da Teoria da Subjetividade para nosso estudo está representado pela possibilidade de compreender como se constitui a subjetividade das relações de codocência, levando em conta seus atores e o locus no qual ela acontece. Participaram da pesquisa duas duplas de professoras regente e intérprete de escolas públicas do Distrito Federal selecionadas por conveniência, considerando a reconhecida atuação em codocência. Os instrumentos utilizados em nossa investigação foram: complemento de frases, construção de linha do tempo profissional, entrevista semiestruturada e o diário de campo da pesquisadora. Ao concluirmos nossa investigação, identificamos que a dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência, estabelecida e vivenciada entre as participantes desse estudo, era construída em função de acolher o estudante surdo e integrá-lo às dinâmicas e às relações que constituem o ambiente escolar.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCodocênciapt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this work is understand the subjective dimension of the co-teaching actions and relationships pedagogical between the principal teacher and the sign language interpreter teacher. The references of Subjectivity Theory, in its cultural- historical perspective, and the epistemological and methodological principles of Qualitative Epistemology, were used as a platform for reflection and made possible the construction of a knowledge from a constructive-interpretative analysis. The importance of the Subjectivity Theory for our study, is represented by the possibility of understanding how the subjectivity of co-teaching relations is constituted. Two pairs of principal t eachers and interpreters sign language teachers from public schools in the Federal District, participated in the research, selected for convenience, considering the recognized performance in co-teaching. The instruments used in our investigation were: sentence complementation, construction of a professional timeline, semi-structured interview and the researcher's field diary. Upon concluding our investigation, we identified that the subjective dimension of pedagogical actions and relations in co- teaching, established and experienced among the participants of this study, was built in function of welcoming the deaf student and integrating him to the dynamics and relationships that constitute the school environment.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.