Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rossato, Maristela | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Larissa Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-28T21:18:23Z | - |
dc.date.available | 2021-03-28T21:18:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-01 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Larissa Pereira. A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras. 2020. xiii, 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) -- Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40366 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) -- Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa teve por objetivo compreender a dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras e foi fundamentada pela Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural-histórica de González Rey, bem como nos princípios da Epistemologia Qualitativa e da Metodologia Construtivo-Interpretativa. O valor heurístico da Teoria da Subjetividade para nosso estudo está representado pela possibilidade de compreender como se constitui a subjetividade das relações de codocência, levando em conta seus atores e o locus no qual ela acontece. Participaram da pesquisa duas duplas de professoras regente e intérprete de escolas públicas do Distrito Federal selecionadas por conveniência, considerando a reconhecida atuação em codocência. Os instrumentos utilizados em nossa investigação foram: complemento de frases, construção de linha do tempo profissional, entrevista semiestruturada e o diário de campo da pesquisadora. Ao concluirmos nossa investigação, identificamos que a dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência, estabelecida e vivenciada entre as participantes desse estudo, era construída em função de acolher o estudante surdo e integrá-lo às dinâmicas e às relações que constituem o ambiente escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Codocência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this work is understand the subjective dimension of the co-teaching
actions and relationships pedagogical between the principal teacher and the sign
language interpreter teacher. The references of Subjectivity Theory, in its cultural-
historical perspective, and the epistemological and methodological principles of Qualitative
Epistemology, were used as a platform for reflection and made possible the construction of a
knowledge from a constructive-interpretative analysis. The importance of the Subjectivity
Theory for our study, is represented by the possibility of understanding how the
subjectivity of co-teaching relations is constituted. Two pairs of principal t eachers
and interpreters sign language teachers from public schools in the Federal District,
participated in the research, selected for convenience, considering the recognized
performance in co-teaching. The instruments used in our investigation were:
sentence complementation, construction of a professional timeline, semi-structured
interview and the researcher's field diary. Upon concluding our investigation, we
identified that the subjective dimension of pedagogical actions and relations in co-
teaching, established and experienced among the participants of this study, was built
in function of welcoming the deaf student and integrating him to the dynamics and
relationships that constitute the school environment. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|