Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lazzarotti Filho, Ari | - |
dc.contributor.author | Cabral, Dennia Pasquali e | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-28T14:45:26Z | - |
dc.date.available | 2021-03-28T14:45:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-04 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Dennia Pasquali e. Usos e apropriações das mídias na Educação Física: a mediação midiatizada do currículo. 2020. 204 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40354 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao trazer o campo da Educação Física para o centro da discussão sobre a cultura digital,
com ênfase nos processos da integração curricular das mídias, esta tese buscou
compreender os usos e apropriações das mídias no currículo modelado pelos professores
de Educação Física diante dos saberes docentes. A princípio, fora aplicado um
questionário semiestruturado aos professores de Educação Física na cidade de Goiânia,
que suscitou análises por meio das categorias metodológica, crítica e expressiva da mídia-
educação. Em seguida, um grupo de professores foi selecionado para a etapa de entrevista
semiestruturada que auxiliou no aprofundamento sobre os saberes docentes na Educação
Física perante as mediações midiáticas. Dentre os principais resultados, destaca-se que as
mídias têm determinado de maneira instrumental o currículo modelado da Educação
Física diante do escasso currículo apresentado aos professores para solucionar problemas
práticos e pela histórica relação com o currículo prescrito para constituição da área. As
mídias estabeleceram, por suas peculiaridades, como um meio de acesso às fontes dos
saberes docentes, atravessando todos os seus tipos, porém, com mais ênfase ao saber-
fazer em diferentes fases da carreira docente. Se anteriormente a Educação Física
incorporava as técnicas dos movimentos corporais como parte essencial do saber-fazer
docente, com os usos e apropriações das mídias há uma nova forma de domínio desse
saber, onde essas mesmas técnicas não são mais vivenciadas exclusivamente pelo corpo
físico, mas também por meio do virtual. Há uma mediação midiatizada entre a
formalização curricular e os saberes docentes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Usos e apropriações das mídias na Educação Física : a mediação midiatizada do currículo | pt_BR |
dc.title.alternative | Uses and appropriations of the media in Physical Education : the mediated mediation of the curriculum | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saberes docentes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | By bringing the field of Physical Education to the center of the discussion about digital
cultures, with an emphasis on the processes of curricular integration of the media, this
thesis sought to understant the uses and appropriations of the media in the curriculum, in
a specific phase, the modeled curriculum, which has as its essence the teaching
knowledge. First, a semi-structured questionnarire was appplied to Physical Educadition
teacher in the Goiânia, which analysis through the methodological, critical and expressive
categories of Media-education. Then, a group of teachers was selected for the semi-
structured interview stage, which helped to deepen the teaching knowledge in Physical
Education in the face of media mediations. The main results highlighted that the media
have instrumentally determined the modeled curriculum of Physical Education in the face
of the scarce curriculum presented to teachers to solve practical problems and the historic
relation with the prescribed curriculum wich constituted the area. The media established
with its peculiarities, as a means of accessing the sources of teaching knowledge, crossing
all its types, but with more emphasis on know-how when related to the phases of the
teaching carrer and the knowledge of body practices. If Physical Education previously
incorporated the techniques of body moviments as essential part of teaching know-how,
with the uses and appropriations of the media there is a new way to mastering this
knowledge, where these same techniques are no longer experienced by the physical body,
but by the virtual. There is a mediatized mediation between curricular formalization and
teaching knowledge. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|