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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Jorge Ponciano-
dc.contributor.authorJoão, Renato Bastos-
dc.date.accessioned2021-03-24T03:11:00Z-
dc.date.available2021-03-24T03:11:00Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.date.submitted2020-10-28-
dc.identifier.citationJOÃO, Renato Bastos. Corporeidade/ subjetividade humana e psicoterapia corporal em Biossíntese: articulações entre o pensamento complexo e a psicologia clínica. 2020. 414 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40298-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese teve como objetivo principal elaborar uma concepção de corporeidade/subjetividade humana a partir da noção de sujeito/subjetividade cunhada por Edgar Morin, em sua obra “O método”, para um diálogo com a abordagem de psicoterapia corporal em Biossíntese. Para o pensamento complexo o tema da subjetividade inclui necessariamente o tema da corporeidade. Do ponto de vista ontológico e epistemológico, corporeidade e subjetividade humana devem ser consideradas de modo relacional e num continuum emergencial, formando uma unidade complexa organizada. Considerada no nível do indivíduo humano, a corporeidade/subjetividade é dotada de três sistemas complexos: orgânico-sensório-motor, psíquico-afetivo-relacional e o mental/espiritual, que, interrelacionados, produzem initerruptamente configurações somáticas/subjetivas. Das interações entre os indivíduos emerge a subjetividade social, um sistema complexo engendrado pela cultura, considerada um tipo de genos propriamente social. A cultura é o que permite reconhecer a sociedade humana como um sistema social e a partir dela emerge a subjetividade social dotada de configurações subjetivas sociais. A Biossíntese é uma abordagem de psicoterapia somática e psicodinâmica fundamentada em três tradições psicanalíticas e na embriologia. O diálogo realizado entre a concepção de corporeidade/subjetividade humana e a proposta da Biossíntese permitiu evidenciar para esta última, as contribuições do pensamento complexo para uma fundamentação teóricoconceitual e um delineamento epistemológico mais precisos e rigorosos, destacando-se a noção de configuração caracterológica. Na intenção de estabelecer um diálogo direto com a prática clínica, a pesquisa evidenciou a articulação entre as duas perspectivas por meio de uma investigação qualitativa de um estudo de caso clínico. Para tanto, foi proposta a articulação de três aportes metodológicos: epistemologia qualitativa, método psicanalítico e o método clínico da própria Biossíntese. Como instrumentos de pesquisa utilizou-se os registros de atendimento clínico e a gravação em áudio-vídeo das sessões de psicoterapia. A discussão dos resultados aponta para a relevância da noção de configuração caracterológica como uma categoria complexa que permite tratar das regularidades (patterns) e das singularidade do sujeito em terapia. E também para a sistematização teórico-conceitual dos níveis de intervenção dos métodos clínicos da Biossíntese, de maneira a evidenciar a sua capacidade de abarcar a multidimensionalidade do sujeito e indicar um modo complexo de realizar a prática clínica. Por fim, conclui-se que a concepção em questão é relevante para a fundamentação teórico-clínica da Biossíntese e para a psicologia clínica reconhecer as intervenções psicorporais como indispensável a uma ética do habitar sereno e confiável (ethos) e para uma prática complexa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCorporeidade/ subjetividade humana e psicoterapia corporal em Biossíntese : articulações entre o pensamento complexo e a psicologia clínicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCorporeidadept_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.subject.keywordPsicoterapia corporalpt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.subject.keywordPsicologia clínicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis had as main objective to elaborate a concept of human corporeality/subjectivity from the notion of subject/subjectivity coined by Edgar Morin, in his work "The method", for a dialogue with the approach of body psychotherapy in Biosynthesis. For complex thinking, the subjectivity theme necessarily includes the theme of corporeality. From an ontological and epistemological point of view, corporeality and human subjectivity must be considered in a relational way and in an emergency continuum, forming a complex organized unit. Considered at the level of the human individual, corporeality/subjectivity is endowed with three complex systems: organic-sensory-motor, psychic-affective-relational and mental, which, interrelated, continuously produce somatic/subjective configurations. From the interactions between individuals, social subjectivity emerges, a complex system engendered by culture, considered to be a type of properly social genos. Culture is what allows to recognize human society as a social system and from it emerges social subjectivity endowed with social subjective configurations. Biosynthesis is an approach to somatic and psychodynamic psychotherapy based on three psychoanalytic traditions and embryology. The dialogue carried out between the concept of human corporeality/subjectivity and the proposal of Biosynthesis made it possible to highlight for the latter, the contributions of complex thinking to a more precise and rigorous theoretical-conceptual foundation and epistemological design, highlighting the notion of characterological configuration. With the intention of establishing a direct dialogue with clinical practice, the research showed the articulation between the two perspectives through a qualitative investigation of a clinical case study. For that, it was proposed the articulation of three methodological contributions: qualitative epistemology, psychoanalytic method and the clinical method of Biosynthesis itself. As research instruments, records of clinical care and audio-video recording of psychotherapy sessions were used. The discussion of the results points to the relevance of the notion of characterological configuration as a complex category that allows dealing with regularities (patterns) and the singularity of the subject in therapy. And also for the theoretical-conceptual systematization of the levels of intervention of the clinical methods of Biosynthesis, in order to show their ability to encompass the multidimensionality of the subject and indicate a complex way of carrying out clinical practice. Finally, it is concluded that the conception in question is relevant for the theoretical-clinical foundation of Biosynthesis and for clinical psychology to recognize the psybodily interventions as indispensable to an ethics of serene and reliable dwelling (ethos) and for a complex practice.pt_BR
dc.description.abstract3Cette thèse avait pour objectif principal d'élaborer une conception de la corporéité/subjectivité humaine à partir de la notion de sujet proposée par Edgar Morin, dans son ouvrage « La méthode », pour un dialogue avec l'approche de la psychothérapie corporelle en Biosynthèse. Pour la pensée complexe, le thème de la subjectivité inclut nécessairement le thème de la corporéité. D'un point de vue ontologique et épistémologique, la corporéité et la subjectivité humaines doivent être envisagées de manière relationnelle et dans un continuum d'émergence, formant une unité organisée complexe. Considérée au niveau de l'individu humain, la corporéité/subjectivité est dotée de trois systèmes complexes : organique-sensori-moteur, psychique-affectif-relationnel et mental, qui, interdépendants, produisent continuellement des configurations somatiques/subjectives. Des interactions entre individus émergent la subjectivité sociale, un système complexe engendré par la culture, considérée comme un type de génos proprement social. La culture est ce qui permet de reconnaître la société humaine en tant que système social et d'en émerge une subjectivité sociale dotée de configurations subjectives sociales. La Biosynthèse est une approche de la psychothérapie somatique et psychodynamique basée sur trois traditions psychanalytiques et l'embryologie. Le dialogue mené entre le concept de corporéité/subjectivité humaine et la proposition de la Biosynthèse a permis de mettre en évidence pour cette dernière les apports d'une pensée complexe à un fondement théorico-conceptuel plus précis et rigoureux et à une conception épistémologique, mettant en évidence la notion de configuration caractérologique. Dans l'intention d'établir un dialogue direct avec la pratique clinique, la recherche a montré l'articulation entre les deux perspectives à travers une enquête qualitative sur une étude de cas clinique. Pour cela, il a été proposé d'articuler trois apports méthodologiques: l'épistémologie qualitative, la méthode psychanalytique et la méthode clinique de la biosynthèse elle-même. Comme instruments de recherche, les enregistrements des soins cliniques et l'enregistrement audio-visuel des séances de psychothérapie ont été utilisés. La discussion des résultats souligne la pertinence de la notion de configuration caractérologique en tant que catégorie complexe qui permet de traiter les régularités (patterns) et la singularité du sujet en thérapie. Et aussi pour la systématisation théorique-conceptuelle des niveaux d'intervention des méthodes cliniques de Biosynthèse, afin de mettre en évidence leur capacité à englober la multidimensionnalité du sujet et indiquer une manière complexe de mener à bien la pratique clinique. Enfin, il est conclu que la conception en question est pertinente pour le fondement théorico-clinique de la Biosynthèse et pour la psychologie clinique pour reconnaître les interventions psycorporelles comme indispensables à une éthique de l’habiter sereine et fiable (ethos) et pour une pratique complexe.pt_BR
dc.contributor.emailrenatobastosj@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Clínica (IP PCL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Culturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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