Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gonzales Taco, Pastor Willy | - |
dc.contributor.author | Miranda, Daniele Firme | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-22T13:40:22Z | - |
dc.date.available | 2021-03-22T13:40:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-22 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-26 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Daniele Firme. Using machine learning to predict activity chains and mode choice on transportation models. 2020. xii, 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40273 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando as viagens como demanda derivada da necessidade das pessoas de executar suas atividades, fica claro que um melhor entendimento de como as pessoas organizam essas atividades durante o dia leva a uma modelagem de demanda por transportes mais sólida. Replicando decisões desagregadas (individuais) de transporte, os modelos baseados em atividades podem produzir melhores previsões de demanda por viagens comparados às gerações anteriores de abordagens de modelagem (a modelagem baseada em viagens, por exemplo). Um artigo publicado em 2019 se destaca entre as produções científicas recentes relacionadas à modelagem baseada em atividades por propor um modelo composto para geração de diários detalhados de atividades para agentes, com base em suas características socioeconômicas, o Agendador de Atividades Baseado em Dados (Data-Driven Activity Scheduler – DDAS). O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma replicação comentada da abordagem metodológica de dois módulos do DDAS: o Modelo de Tipo de Atividade (Activity Type Model – ATM) e o Modelo de Escolha Modal (Mode Choice Model – MCM). Objetivos específicos incluíam a replicação destes módulos do DDAS usando dados da Pesquisa de Mobilidade Urbana do Distrito Federal, que é significativamente maior que a base de dados utilizada no artigo original. Além disso, pretendia-se investigar possíveis melhorias a serem feitas aos modelos do DDAS ou ao seu método de validação. Os resultados obtidos indicaram que uma modificação no método de treino dos modelos poderia compensar o desbalanço de frequência entre as classes. Assim, foi desenvolvida uma segunda implementação usando a técnica de SMOTE (Synthetic Minority Oversampling Technique – Técnica de Sobreamostragem Sintética de Minoria) para treinar os módulos ATM e MCM. Apesar de terem sido obtidas cadeias de atividades mais realistas a partir dessa segunda implementação, o score de validação para o módulo ATM foi baixo. Dessa forma, uma terceira implementação foi desenvolvida, com os modelos treinados como classificadores Random Forest no lugar de classificadores de árvore de decisão isoladas. Foi observada melhoria significativa nos resultados desse terceiro modelo, tanto no treinamento quanto na validação, para ambos os módulos ATM e MCM. Além disso, outra contribuição desse trabalho foi a disponibilização pública de todos os códigos desenvolvidos durante sua condução. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Using machine learning to predict activity chains and mode choice on transportation models | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelagem de transportes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem de máquina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | When travel is considered a demand derived from people’s need to perform
activities, it becomes clear that a better understanding of how people organize their activities
during a day must provide a more solid basis for travel demand modeling. By replicating
disaggregate travel decisions (at the individual level), activity-based models may produce better
travel demand predictions, compared to the previous generations of modeling approaches (tripbased approaches, for instance). A paper published in 2019 stands out among the most recent
activity-based modeling research as the authors propose a comprehensive framework for
generating full and detailed activity schedules for given agents depending on their
sociodemographic features, called Data-Driven Activity Scheduler (DDAS). The aim of this
research was to develop a commented replication of the methodological approach of two
modules of the DDAS: the Activity Type Model (ATM) and the Mode Choice Model (MCM).
Specific objectives included replicating these two modules of the DDAS framework using data
from the Federal District Urban Mobility Survey, which is significantly larger than the dataset
used in the original DDAS study. Moreover, it was intended to investigate possible
improvements to be made on the DDAS framework, including its validation procedure. The
obtained results from the replication of the DDAS framework indicated that there was
improvement to be made on the manner how models were being trained, in order to better deal
with class imbalance. Therefore, a second implementation was made by using the SMOTE
technique (Synthetic Minority Oversampling Technique) for training the ATM and MCM
modules. Although activity chains seemed more realistic in this second set of results, the overall
validation score for the ATM module was low. Therefore, a third model was developed by
training the models as Random Forest classifiers instead of isolated Decision Tree classifiers as
it was defined in the original DDAS framework. Significant improvement was observed in the
results of this third model, both in training and test, for both ATM and MCM modules.
Furthermore, another contribution of this study is the public availability of all scripts that were
developed during its conduction. | pt_BR |
dc.contributor.email | danielefirme@gmail.com | pt_BR |
dc.contributor.email | danielefirme@unb.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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