Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Vera Marisa Pugliese de | - |
dc.contributor.author | Alencar, Marco Túlio Lustosa de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-18T16:26:52Z | - |
dc.date.available | 2021-03-18T16:26:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-18 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-30 | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR, Marco Túlio Lustosa de. O corpo do animal como objeto na arte contemporânea: deslocamento, apropriação, exposição. 2020. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40256 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho investiga as implicações para a arte contemporânea decorrentes da presença do corpo (ou de partes) do animal – apresentado sob a forma do que denominamos animal-objeto – apropriado pelos artistas da mesma maneira que as coisas em geral. O deslocamento dos animais do ambiente natural para o mundo (artificial) da arte, dada a intrínseca capacidade de gerar e causar controvérsias, ativa uma série de questões, inclusive, de ordem ética. E, ao serem exibidos, em instituições certificadas pelo sistema da arte, animais tornam-se efetivamente obras de arte. A partir desses três eixos – deslocamento, apropriação e exposição, a dissertação discute se o corpo do animal, nessa nova condição, distingue-se ou não dos demais artefatos tornados objetos de arte. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O corpo do animal como objeto na arte contemporânea : deslocamento, apropriação, exposição | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Animais - comportamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deslocamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exposições | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work investigates the implications for contemporary art arising from the
presence of the entire body or animal parts – presented in the form of what we call animal-
object – appropriated by artists in the same way as things, in general. The displacement of
animals from the natural environment to the (artificial) world of art, given by the intrinsic capacity
to generate and cause controversies, activates a series of questions, including ethic issues.
When exhibited, in institutions certified by the art system, animals effectively become works of
art. Based on these three axes – displacement, appropriation and exhibition, it discusses
whether the animal body, in this new condition, distinguishes itself from other real objects
became objects of art. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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