Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40169
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AlexandreFerreiraNunes.pdf21,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Trilha do Cerrado : jogando e aprendendo
Autor(es): Nunes, Alexandre Ferreira
E-mail do autor: alexandre.nunes@seduc.go.gov.br
Orientador(es): Menezes, João Paulo Cunha de
Assunto: Ludicidade
Fitofisionomia
Atividades lúdicas
Jogos educativos
Data de publicação: 6-Mar-2021
Referência: NUNES, Alexandre Ferreira. Trilha do Cerrado: jogando e aprendendo. 2020. 101 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Jogos didáticos podem ser atividades lúdicas que alcançam os estudantes do Ensino Médio. Diante disso, os objetivos desse trabalho foram criar, aplicar e avaliar um jogo de tabuleiro voltado para as características das fitofisionomias do Cerrado. Para tanto, o jogo Trilha do Cerrado foi criado, sendo aplicado a um grupo de estudantes da 3ª série do ensino médio do Estado de Goiás, por meio dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). A observação dos participantes na aplicação do jogo foi avaliada seguindo a Taxonomia de Bloom, a qual permitiu avaliar a capacidade dos estudantes em se lembrar, entender e aplicar os conhecimentos da Ecologia desse bioma. O jogo didático foi avaliado por meio de um questionário. Como resultados alcançados, tem-se que, quanto ao processo de ensino aprendizagem, o jogo permitiu a concentração dos estudantes em uma atividade que buscava desenvolver o conhecimento de um tema. Ademais, o jogo Trilha do Cerrado mostrou ser uma metodologia ativa na aprendizagem dos participantes, a qual foi importante tanto para aprender novos conceitos, quanto para relembrar e relacionar conceitos já estudados aplicados ao Cerrado. Outrossim, quanto ao aspecto lúdico, os estudantes relataram que o jogo didático possibilitou um momento de diversão e aprendizagem, de maneira a diminuir a tensão para estudar um assunto não muito explorado. Assim, os participantes viram o jogo didático como uma forma de conhecer as características e a importância do bioma Cerrado para a sociedade.
Abstract: Educational games can be recreational activities that reach high school students. Therefore, the objectives of this work were to create, apply and evaluate a board game focused on the characteristics of the Cerrado vegetation types. For this purpose, the game Trilha do Cerrado was created, being applied to a group of students of the 3rd grade of high school in the State of Goiás, through the Three Teaching Moments (3MP). The observation of the participants in the application of the game was evaluated according to Bloom's Taxonomy, which allowed to evaluate the students' ability to remember, understand and apply the knowledge of the Ecology of this biome. The didactic game was evaluated using a questionnaire. As results achieved, it has been that, regarding the teaching-learning process, the game allowed the concentration of adolescents in an activity that sought to develop the knowledge of a theme. In addition, the game Trilha do Cerrado proved to be an active methodology in the participants' learning, which was important both to learn new concepts, as well as to remember and relate concepts already studied applied to the Cerrado. Furthermore, as for the ludic aspect, the students reported that the didactic game enabled a moment of fun and learning, in order to reduce the tension to study a subject that was not very explored. Thus, the teenagers saw the educational game as a way of knowing the characteristics and the importance of the Cerrado biome for society.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.